Quais as psicoses mais comuns?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 19 votos

Tipos de psicose

  • Esquizofrenia. Doença psiquiátrica em que há rompimento de contato com a realidade, comportamento social atípico e ideias delirantes. ...
  • Transtorno bipolar. ...
  • Transtorno psicótico induzido por substância. ...
  • Transtorno delirante.

Mas e a Psicose? Como a definiríamos? Zimerman (1999) distingue três situações: 1) - psicose propriamente dita; 2) - estado psicótico; 3) - condição psicótica.

A esquizofrenia paranóide é o tipo mais comum; no quadro clínico, predominam delírios e alucinações, além da perturbação do afeto e pragmatismo.

São muitas as categorias de transtorno psicótico, mas, certamente a forma mais conhecida desse distúrbio mental é a Esquizofrenia – condição que afeta cerca de 1% da população mundial.

Esquizofrenia. A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta os pensamentos e o comportamento de uma pessoa e, em alguns casos, pode ocorrer a psicose.

Em comum, as anomalias que se caracterizam como psicose têm entre seus sintomas delírios, alucinações, catatonia, desorganização do pensamento, abulia e agitações de caráter. A pessoa que sofre de delírios, por exemplo, inventa histórias que não condizem com a realidade, sem que tenha consciência disso.

Os principais sintomas da psicose são os seguintes: agitação, impulsividade e agressividade. O paciente também pode apresentar delírios, ouvir vozes, ver e sentir coisas que não são reais, ter mudanças bruscas de humor, confusão mental e dificuldade para organizar pensamentos, por exemplo.

Outros sintomas comuns do surto psicótico são: confusão mental, ansiedade, agressividade, dificuldade de comunicação, isolamento social, perda da noção de tempo e espaço, comportamento catatônico — ficar parado sem qualquer reação — e rápidas oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva.

Depressão psicótica é quando há um quadro de depressão junto com alguma psicose. A psicose é uma condição na qual uma pessoa começa a ver e/ou ouvir coisas que realmente não existem (alucinações) ou a experimentar ideias falsas sobre a realidade (delírios). Também pode haver pensamento desorganizado ou desordenado.

Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos. O diagnóstico é por critérios clínicos.

Características do Transtorno Bipolar
Durante as crises de euforia, o paciente pode ter dificuldades para dormir e apresentar perda de contato com a realidade. Já nos episódios depressivos, a falta de motivação e a perda do interesse por atividades cotidianas são os sinais mais observados.