Quais são os deveres fundamentais do psicopedagogo?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 9 votos

O psicopedagogo deve, com autoridades competentes, refletir e elaborar a organização, a implantação e a execução de projetos de Educação e Saúde no que concerne às questões psicopedagógicas.

De acordo com o Código de Ética, são deveres do psicopedagogo, exceto: Desenvolver e manter relações profissionais pautadas pela competição e pelo embate com outros profissionais.

Atuar frente à evasão e ao fracasso escolar. Compreender e propor ações frente aos transtornos de aprendizagem. Realizar pesquisas científicas no campo das dificuldades de aprendizagem. Mediar conflitos relacionados à inclusão escolar.

De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo, não é um dever do psicopedagogo. se submeter à supervisão psicopedagógica e ao processo terapêutico pessoal. preservar a identidade dos sujeitos e dos sistemas nos relatos e nas discussões a título de exemplo e estudos de casos.

O psicopedagogo, enquanto agente que conhece, avalia e gera diagnósticos dos processos de aprendizagem dentro da escola, torna-se um agente essencial na resolução dos problemas, cabendo a este, até mesmo, indicar meios para a concretização efetiva do aprendizado de todos os alunos.

No meio empresarial, segundo Silva4, a função do psicopedagogo é analisar, avaliar, incentivar e intervir nos acontecimentos que prejudiquem o desenvolvimento individual e grupal, estimulando a harmonia e a aprendizagem.

O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto aos princípios que regem a boa conduta profissional e instituir diretrizes para o exercício profissional.

A psicopedagogia atua a partir de dois enfoques: a psicopedagogia institucional, que trabalha de maneira preventiva em escolas, empresas e demais instituições. E a psicopedagogia clínica, que está focada no tratamento individual em consultórios ou hospitais.

Na escola: atua como Coordenador (a) Pedagógico (a), ou Orientadores (as) Educacionais, Professores. Ainda na escola a psicopedagogia Institucional: Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.

Com tudo, o papel do psicopedagogo é promover ao aluno uma forma dele libertar-se e expressar-se sobre as situações que o levam a apresentar a dificuldade no ato de assimilar o conteúdo proposto em sala de aula.

Em sua atuação, o psicopedagogo é definido como o profissional responsável pela análise e intervenção dos déficits de aprendizagem presentes no processo de aprendizagem, estando em harmonia com seu objeto de estudo, encontrando na teoria e na quantidade de estudos que vêm sendo publicados respaldo para uma inserção ...

Como a Psicopedagogia ainda não possui um conselho federal regulamentado, é o código do CBO que é válido para identificar os profissionais sob o número 2394-25.

Quais são os desafios do psicopedagogo? O desafio aqui é, primeiro, entender que nem todos têm o mesmo ritmo e estão no mesmo ponto da jornada na trilha do aprendizado. E isso já é suficientemente desafiador. E, segundo, conseguir diferenciar as etapas em que cada um está.

O profissional de psicopedagogia acompanha e orienta o processo de aprendizagem respeitando as habilidades de cada aluno. E também orienta os profissionais que estão envolvidos na educação dos autistas. Por isso, dá instruções sobre como os professores podem contribuir e facilitar o aprendizado do aluno autista.