Por que psicopatas são sedutores?

Perguntado por: nmenezes8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 13 votos

Sim, tem boa oratória, charme e manipulação são comportamentos que se sucedem ao psicopata. Eles sabem que é preciso seduzir uma pessoa antes de manipulá-la, e por isso costumam ser encantadores. Eles mentem para conquistar privilégios e justificar suas condutas.

“Os homens psicopatas têm uma personalidade que os faz parecer atraentes para as mulheres em encontros amorosos. Isto acontece porque são mais confiantes, sentem-me mais à vontade, ou porque sabem exatamente o que dizer para chamar a atenção das mulheres”, disse Kristopher Brazil, um dos autores do estudo, ao PsyPost.

No relacionamento amoroso, uma vez que são incapazes de sentir empatia ou compaixão, não conseguem estabelecer vínculo emocional. Porém, para atrair o outro, realiza um jogo de sedução por meio de encenações e muita lábia. Inventam histórias com o intuito de evocar admiração ou pena.

As pessoas com psicopatia geralmente têm dificuldade de sentir empatia ou remorso, e podem ser manipuladoras e mentirosas. Esses pacientes tendem a ter comportamentos impulsivos e não planejam bem o futuro, além disso, podem ser agressivos e violentos. Eles também podem infringir as normas sociais e as leis.

Psicopatas não sentem remorso. Após transgredirem as normas sociais, psicopatas não são atormentados pela chamada “voz da consciência”, que fica nos dizendo que aquilo que fizemos é errado. Psicopatas não ficam se remoendo, como é natural nas pessoas que não sofrem do transtorno de personalidade antissocial.

É preciso ressaltar que o psicopata sente prazer em cometer o mal, em conseguir concretizar o que ele deseja. Quando o mal já está feito ele não apresenta nenhum sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado - explica a médica.

Por meio de personalidades aparentemente atraentes e inteligentes, os psicopatas conquistam suas vítimas. Em geral, são indivíduos simpáticos, que simulam ter interesse pela vítima, utilizando a persuasão para convencê-las. Contudo, não possuem nenhuma empatia, culpa ou remorso pelos seus atos.

Essa atração pela "obscuridade" do psicopata é perceptível. Também existe a ideia de que elas, com seu afeto, oferecem benefícios a eles. Além disso, Dra. Brown, aponta que 30% das mulheres que se apaixonam por psicopatas já possuem um histórico prévio como vítimas de abusos e de relacionamentos violentos.

Psicopatas não suportam se submeter ao poder de outra pessoa
Esse é o ponto de maior fraqueza nos psicopatas. Por serem sedentos por poder, sua vida consiste na antecipação de domínios e na afirmação de uma superioridade sobre os outros, antes que sejam controlados e dominados.

Os psicopatas podem ser capazes de amar outra pessoa.
Se a pessoa não mostra sinais graves de psicopatia, é mais provável que se apaixone. Os psicopatas também podem se sentir solitários e desejam ser amados.