O que se passa na mente de um psicopata?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os psicopatas não conseguem manter vínculos emocionais profundos e nem sentir empatia, apesar de terem a capacidade de agir de forma sedutora e simpática. Além disso, eles têm grande propensão à manipulação e podem até mesmo imitar as emoções das pessoas, apesar de não senti-las de fato.

Os psicopatas apresentam em seu cérebro menor conexão entre o córtex pré-frontal ventromedial – a parte responsável pela empatia e culpa – e a amígdala – que corresponde ao medo e a ansiedade.

Psicopatas têm sentimentos
Embora os psicopatas mostrem uma falta específica de emoções, como ansiedade, medo e tristeza, eles podem sentir emoções como felicidade, alegria, surpresa e nojo. Assim, enquanto tendem a sofrer para reconhecer rostos amedrontados ou tristes, são menos sensíveis às ameaças e punições.

Ausência de remorso e empatia, tendência a manipular tudo e todos para benefício próprio, dificuldade de manter uma rotina, egocentrismo, impulsividade e gosto por comportamentos arriscados são indícios de que algo pode estar errado.

Segundo os pesquisadores, a psicopatia é um distúrbio de personalidade caracterizado pela falta de empatia, pela grandiosidade – um senso irrealista de superioridade –, pelo estilo de vida impulsivo e irresponsável e pelo comportamento antissocial.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

Para os psicopatas, suas vítimas não são humanas. Ele enxerga as pessoas como meros objetos que podem ser usados para sua satisfação ou diversão. Trata-se de pessoas perigosas para a sociedade, visto que dissociam emoções de ações, fazendo com que os outros não percebem quem realmente são.

Psicopatas não suportam se submeter ao poder de outra pessoa
Esse é o ponto de maior fraqueza nos psicopatas. Por serem sedentos por poder, sua vida consiste na antecipação de domínios e na afirmação de uma superioridade sobre os outros, antes que sejam controlados e dominados.

O psicopata é um indivíduo arrogante, que se considera superior e despreza o mundo e os outros. Isso significa que o psicopata odeia quando alguém temporariamente o engana ou o derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra ele.

Os psicopatas gostam de sentimentos intensos e, por isso, a adrenalina precisa estar sempre presente.

- Nos assassinos encontramos maxilares grandes, maçãs do rosto muito separadas, cabelos escuros e grossos, barba rente e rosto pálido. - Assaltantes têm braquicefalia (crânio arredondado) e mãos longas; raramente tem testa estreita.