Como as percepções são formadas?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

As sensações e percepções são fruto de um conjunto de vivências que adquirimos por meio dos sentidos. O que determina o grau e a capacidade de conhecimento humano são o nível e a intensidade das experiências adquiridas pelos sentidos.

A percepção envolve a consciência do que ocorre ao redor do indivíduo através de duas ou três modalidades sensoriais e ela só poderá ser classificada com tal quando os estímulos integram-se as sensações já armazenadas, pois nesse momento elas passam a ter um significado para o indivíduo (GALLAHUE; OZMUN, 2005).

Os tipos de percepção são muitas vezes separados pelos diferentes sentidos. Isso inclui percepção visual, percepção de cheiro, percepção de toque, percepção de som e percepção de sabor.

O processo de percepção
Percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas. É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos. Quando a percepção é recebida de acordo com os nossos interesses, é denominada de percepção selectiva.

Toda percepção envolve sinais que passam pelo sistema nervoso, que por sua vez resultam da estimulação física ou química do sistema sensorial. A visão envolve luz atingindo a retina do olho; o cheiro é mediado por moléculas odoríferas; e a audição envolve ondas de pressão.

Esta importante habilidade cognitiva é essencial para a vida cotidiana porque permite compreender o ambiente. É possível treinar e melhorar a percepção com a estimulação cognitiva. A percepção é um processo ativo que requer que processemos informações com processamentos "ascendentes" e "descendentes.

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

1. Acto ou efeito de perceber. 2. Recepção .

A habilidade percepto-motora está relacionada ao reconhecimento e interpretação de estímulos sensoriais seguidos de uma resposta na forma de movimento.

A percepção acontece quando a pessoa se torna consciente do estímulo no ambiente. O reconhecimento ocorre quando o cérebro dá sentido ao estímulo. A ação é resposta resultante da pessoa ao estímulo, como virar a cabeça, rir ou acenar.

A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos (tato, paladar, olfato, audição, visão), o sistema vestibular e o proprioceptivo. Interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações, assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas.

A percepção começou a ser estudada no século XIX. Os primeiros modelos que relacionavam a magnitude de um estímulo físico com a magnitude do evento percepcionado possibilitaram o surgimento da psicofísica.

Os cinco estágios de percepção são estímulo, organização, interpretação, memória e recordação.

Sensação x Percepção
É um processo em que os sentidos humanos convertem a energia de um estímulo em mensagens neurais e que provoca reações. A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos.