Como Treinar a mente para esquecer algo?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Tente criar memórias similares, mas dessa vez positivas. Procure maneiras de experimentar coisas parecidas com a lembrança que deseja esquecer. Depois de um tempo, a mente vai começar a se confundir e a memória original não parecerá mais tão forte.

Dicas

  1. Saia para respirar ar fresco, olhar o céu e esfriar a cabeça.
  2. Tente não pensar a respeito. Quanto mais pensar na memória, mais ela vai ficar na sua cabeça.
  3. Medite e procure outras técnicas que podem ajudá-lo.
  4. Escreva a respeito em um diário com converse com alguém. ...
  5. Ouça músicas animadas e divertidas.

Para se livrar das memórias ruins, você precisa passar pelos processos de aceitação, aprendizado e perdão. Fazer isso e ter boas noites de sono, podem te ajudar a apertar o delete e eliminar as recordações ruins que tanto te prejudicam na sua vida.

Exercícios para assumir o controle

  1. Exercite-se com regularidade. ...
  2. Mastigue chiclete enquanto aprende algo novo. ...
  3. Medite para melhorar a memória de trabalho. ...
  4. Durma mais para consolidar memórias. ...
  5. Elimine ruídos. ...
  6. Melhore seu foco para potencializar sua memória.

Sem reiteração, a informação desaparece da memória de curto prazo em segundos. A memória de longo prazo está envolvida quando a informação precisa ser retida por intervalos tão curtos quanto alguns minutos (por exemplo, numa conversa) ou durante uma vida inteira (como memórias de infância).

Até o momento não existem técnicas ou métodos avançados que consigam apagar alguma memória específica. Porém, o nosso próprio cérebro tem um mecanismo chamado “poda sináptica”, onde ele limpa diariamente o conteúdo que considera excessivo ou desnecessário.

Essa alteração identificada pela sigla SPA foi identificada pelo psiquiatra Augusto Cury. Nessa condição a mente fica repleta de pensamentos, estando carregada enquanto estamos acordados. Isso leva à dificuldade de concentração, aumento da ansiedade e desgaste da saúde física e mental.

Temos certa facilidade em guardar as recordações ruins, mas pesquisas mostram que sons, luzes, medicamentos para hipertensão e anti-inflamatórios podem ajudar a enfraquecer memórias traumáticas.

O que foi descoberto
O que os pesquisadores descobriram, ao analisar ratos que passaram por situações traumáticas que promovem medo, é que esse mecanismo de extinção resulta em neurônios existentes no hipocampo que agem de maneira a reprimir o medo.

Alguns dos melhores chás para memória fraca são o chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã e chá de ginkgo biloba. Todas essas plantas ou são ricas em antioxidantes, ou auxiliam no tratamento do estresse e ansiedade, que como vimos também podem nos trazer dificuldade para lembrar das coisas.

Como superar traumas emocionais?

  1. 1.1 1. Reconheça e aceite o trauma.
  2. 1.2 2. Busque apoio e orientação profissional.
  3. 1.3 3. Pratique autocuidado.
  4. 1.4 4. Desenvolva estratégias de enfrentamento saudáveis.
  5. 1.5 5. Crie uma rede de apoio.
  6. 1.6 6. Cultive a resiliência e o perdão.

Pode parecer difícil distinguir essas duas, mas na realidade é bem fácil: na memória falsa, há plena convicção de que o evento ocorreu da forma em que ele é recordado. Não há dúvidas, como no caso de uma simples confusão de informações. A pessoa recorda claramente o que aconteceu, mas o conteúdo da recordação é falso.

Como disse acima, não é possível esquecer um trauma – ele irá acompanhar você pelo resto da vida. O que podemos fazer é ressignificá-lo, ou seja, dar um novo sentido para o que aconteceu. Isso irá lhe dar capacidade de superar o trauma passado e olhar para o futuro com esperança.

Esquecer as coisas facilmente pode ser sintoma de estresse, ansiedade, noites mal dormidas, falta de atenção, hábitos de vida ruins ou ainda doenças como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Mal de Alzheimer, depressão, entre outras.