Tem que mastigar a pílula do dia seguinte?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Entre eles, os mais comuns são náuseas e vómitos. Para evitar isso, é aconselhável tomar a pílula com um pouco de água, sem mastigar, evitando assim o jejum.

Ele também conta que não há problemas em mastigar o comprimido. Você tem alguma dúvida?

Não. A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo.

Então, o mais recomendado é tomar a pílula do dia seguinte até 12 horas após a relação sexual sem proteção. É possível tomar o medicamento com água ou alimentos. Dependendo da marca, a pílula do dia seguinte pode vir em dose única ou em cartela de dois comprimidos. Nesta última, as duas doses são necessárias.

Nenhum comprimido revestido pode ser partido ao meio, mastigado ou triturado. Isso porque o revestimento serve justamente para fazer com que o medicamento seja resistente à forte acidez do suco gástrico e seja liberado lentamente, proporcionando mais comodidade para quem toma.

O que “corta” o efeito? O principal fator prejudicial ao efeito da pílula é a ocorrência de vômito por um período aproximado de duas horas após a ingestão. Nestes casos, o indicado é tomar o medicamento novamente. Além disso, a contracepção de emergência tende a ser mais eficaz nas 24 horas seguintes à relação sexual.

Como e quando tomar a pílula
O máximo recomendado é 72 horas, ou 3 dias. O que acontece é que a eficácia da pílula diminui com o passar do tempo. Por isso, se tomada no 4º ou no 5º dia depois da relação, não diminui o risco de gravidez. É possível tomar a pílula com água, ou junto com alimentos.

Essa prática pode ser perigosa porque a cápsula tem a função de proteger as mucosas da boca e do esôfago, a fim de garantir a absorção correta, a eficácia e a ação do medicamento.

As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual. Se houver menstruação (lembrando que é possível que o medicamento cause atrasos), então a pílula funcionou. Caso a menstruação não desça, recomenda-se que a mulher faça um teste de gravidez cerca de 5 a 7 dias após ter feito uso do medicamento.

As cápsulas gelatinosas são moles e fáceis de engolir. Portanto, não devem ser partidas ou mastigadas.

11 – É melhor tomar a pílula de 1 ou de 2 comprimidos? Não existe diferença de eficácia entre tomar uma única pílula ou tomar em duas doses. Mas, costumeiramente, é recomendado ingerir apenas a de uma dose, pois evita que a mulher esqueça a segunda dose do medicamento.

Se tomado corretamente e dentro do prazo de 5 dias, o ulipristal apresenta eficácia de 98,5%. Já o levonorgestrel, apresenta as seguintes taxas de sucesso: 95% quando tomado nas primeiras 24 horas após o ato sexual. 85% quando tomado entre 24 e 48 horas após o ato sexual.