O que vem primeiro a percepção ou a sensação?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 9 votos

A percepção, etapa seguinte, realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação. Kaplan e Sadock (1993, p. 237) definem percepção como um “processo de transferência de estimulação física em informação psicológica; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência”.

A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.

Não ocorre sem sensação, por ser uma função psicológica básica e depender do contexto social, ser ativa, ser indireta através da análise e ocorrer pela interpretação das sensações.

Do que foi exposto, se infere que sensação envolve a estimulação dos órgãos sensoriais e que percepção é o ato de prestar atenção, organizar, selecionar e interpretar a sensação. A partir daí, a sensação transforma-se em percepção, com base no aprendizado e no conhecimento adquirido.

Como a percepção, no contexto geral, é uma função do cérebro que faz com que estímulos sensoriais tenham significado por meio de vivencias passadas, logo, quando se escuta um acorde várias vezes e o memoriza, fica fácil distinguir se ele é um acorde maior ou menor, por exemplo, por meio da sensação que ele gera.

Percepção interoceptiva: capacidade para interpretar as sensações que indicam o estado de nossos órgãos internos. Percepção do tempo: capacidade para interpretar alterações em estímulos e ser capaz de organizá-los no tempo.

No córtex cerebral, em regiões específicas, ocorrem o conhecimento sobre o mundo externo e sobre o nosso próprio corpo.

Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano? R: Traz a noção do ser humano como um processador de informações. As informações do meio externo são processadas em dois níveis: níveis da sensação e da percepção.

Duas grandes concepções sobre a sensação e a percepção fazem parte da tradição filosófica: o empirismo e o racionalismo. No século XX, contudo, a filosofia alterou bastante essas duas tradições através de uma nova concepção do conhecimento sensível.

São classificadas como percepções simples a percepção visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa e proprioceptiva ou cinestésica. Percepção visual é a habilidade de reconhecer e discriminar diferentes estímulos visuais, interpretando-os e, posteriormente, associando-os a experiências prévias.

Os cinco estágios de percepção são estímulo, organização, interpretação, memória e recordação.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos. Quando a percepção é recebida de acordo com os nossos interesses, é denominada de percepção selectiva.