Que médico diagnostica TOC?

Perguntado por: hmendes2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 10 votos

Psiquiatra. Ola o especialista que diagnostica e trata TOC é o psiquiatra, por ser um transtorno mental.

Quem faz o diagnóstico de TOC? Os especialistas mais recomendados para o diagnóstico e tratamento do TOC são os Psiquiatras e os Psicólogos, atuando com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamento (TCC).

Os especialistas indicados para realizar o tratamento do TOC, são os Psiquiatras e Psicólogos com a abordagem cognitivo comportamental. Os profissionais psiquiatras e psicólogos, possuem capacidade e conhecimento para tratar o TOC.

O médico diagnostica o transtorno obsessivo-compulsivo tomando por base os sintomas: a presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões ou compulsões precisam atender, no mínimo, um dos quesitos a seguir: Tomar muito tempo. Causar angústia significativa ou interferir com a capacidade funcional da pessoa.

Além disso, o diagnóstico do TOC deve ser feito por um psiquiatra, não tem cura e o tratamento é feito à base de medicamentos e terapias. Ouça a entrevista no link acima.

Uma pessoa que possui o Transtorno Obsessivo-Compulsivo passa por um grande sofrimento. Os pensamentos são intrusivos, ou seja, não pedem licença para entrar e ficam pairando sobre a cabeça do indivíduo de forma persistente, literalmente tirando a paz. As consequências podem ser inúmeras.

Sem tratamento, TOC pode deixar paciente incapacitado
A falta de tratamento pode fazer com que o problema piore. “Quando não é tratado, tende a ocorrer um agravamento progressivo dos sintomas, provocando até a incapacitação do paciente.

Para os especialistas em TOC, as causas do transtorno, podem ter relação direta com a predisposição genética, alterações funcionais e neuroquímicas cerebrais, desequilíbrios psicológicos devido à forma que o individuo aprendeu a lidar com seus medos, ansiedades e frustrações, traumas cerebrais, experiências com doenças ...

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

Limpeza excessiva do ambiente ou da lavagem das mãos; Contagem de maneira compulsiva; Mania de organizar e ordenar as coisas de uma forma muito específica e precisa; A necessidade de verificar as coisas repetidamente, como conferir se a porta está trancada ou se o fogão está desligado.

Para o tratamento farmacológico do TOC devem-se utilizar antidepressivos inibidores da recaptura de serotonina, sejam eles seletivos (ISRS), como fluoxetina, sertralina, fluvoxa- mina, paroxetina, citalopram ou escitalopram, ou não, como a clomipramina (tricíclico)21,22(A).

Exitação. A exitação tende a ser um dos sintomas mais graves de TOC, pois normalmente perturba as mais diversas esferas da vida de uma pessoa, comprometendo diretamente as suas relações pessoais e profissionais.