O que é fosfatase alcalina alta no exame de sangue?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 15 votos

Descrição. A fosfatase alcalina é uma enzima presente nas células dos canais biliares. A dosagem da fosfatase alcalina no sangue serve para avaliar o funcionamento do fígado e dos canais biliares. Seu aumento pode indicar lesão hepática canalicular (colestase, hepatite, obstrução das vias biliares por cálculo).

O que fazer? Diante do aumento da FA é preciso uma investigação adequada que envolve história clínica minuciosa e utilização racional de exames complementares. Pesquisa no sangue de anticorpos específicos, exames de imagem e até mesmo a biópsia do fígado podem ser necessários para esclarecimento diagnóstico.

Elevações maiores da fosfatase alcalina indicam obstrução do fluxo biliar. Esta ocorre fora do fígado e é provocada por cálculos biliares ou tumores que bloqueiam os canais que conduzem a bile para o intestino ou na vesícula biliar. Nesses casos, costuma haver também um aumento grande das bilirrubinas.

Sinais e sintomas de doenças hepáticas:

  • Aumento do abdome.
  • Dor no quadrante superior direito do abdome.
  • Icterícia.
  • Urina escura.
  • Fezes claras.
  • Prurido.

O teste de fosfatase alcalina pode ser solicitado quando alguém tem um nível de gama GT elevado. Ele também pode ser pedido juntamente com outros testes de quando uma pessoa tem sinais ou sintomas sugestivos de doenças do fígado ou ossos.

Vegetais verdes. Vegetais como brócolis, espinafre e couve também podem ser inseridos na dieta do seu pet. Eles são ricos em antioxidantes e nutrientes que ajudam a desintoxicar o fígado, o que pode contribuir para a redução dos níveis da enzima.

Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

Resultados entre 40 U/L e 150 U/L estão dentro da faixa normal. Resultados maiores que 150 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico pois podem indicar problema no fígado, nas vesícula biliar ou nos ossos, por exemplo.

Já o uso de certos medicamentos corticoides como prednisona e dexametasona ou barbitúricos como o fenobarbital entre outros, em cães pode levar a uma maior produção da fosfatase.

A fosfatase alcalina é produzida por muitos tecidos, principalmente pelos ossos, fígado, intestinos e placenta, e é excretada pela bile.

Níveis elevados dessa enzima podem indicar distúrbios na atividade óssea, bem como alterações hepáticas que atingem os ductos biliares. Por esse motivo, é bastante comum o exame de fosfatase alcalina ser complementar ao exame GGT. Em casos de doenças das vias biliares e do fígado, os níveis de ALP e GGT estarão altos.

As causas mais comuns de elevação das enzimas hepáticas são toxicidade alcoólica, overdose de medicação e doença hepática gordurosa. A ingestão de álcool deve ser apurada.

A Fosfatase Alcalina Óssea (BAP) consiste em um marcador sérico para a formação de osso osteoblástico. A concentração de BAP no soro humano correlaciona-se com a taxa de formação de osso osteoblástico no esqueleto.