Quem tem TOC pode ser bagunceiro?
O segundo grande mito sobre o TOC é que uma pessoa com TOC nunca teria o quarto bagunçado, não é desorganizada e que você sempre pode dizer que uma pessoa tem TOC ou não porque é muito óbvio dado que quem sofre do transtorno está fazendo ações repetitivas com o corpo, checando coisas, lavando suas mãos.
O que pode agravar o TOC
A ansiedade e a preocupação podem causar insônia, mas a falta de sono pode também agravar os sintomas do TOC, ou transtorno obsessivo compulsivo. Quando você está bem descansado, é muito mais fácil de manter o seu equilíbrio emocional.
Como se comporta uma pessoa com transtorno Obsessivo-compulsivo
Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para pronunciar certas palavras, indecisão diante de situações corriqueiras por medo que uma escolha errada possa desencadear alguma desgraça, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças são exemplos de sintomas do transtorno ...
Como o TOC pode atrapalhar a vida de uma pessoa
O transtorno diminui o controle sobre a própria vida
A falta de capacidade de agir em função de um planejamento razoável é algo que pode paralisar a vida do paciente, justamente porque não é possível conter esse senso de urgência em verificar ou executar rituais.
Quem tem TOC sofre muito
Indivíduos com TOC não podem controlar seus pensamentos e comportamentos, mesmo quando esses são vistos como excessivos. Em média, podem gastar até uma hora por dia com esses pensamentos e comportamentos. Por conta deles, experimentam problemas significativos em sua vida diária.
Quais os piores sintomas do TOC
Sintomas. A pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade.
Quando o TOC ataca
Algumas obsessões comuns que afetam as pessoas com TOC incluem: Medo de ferir deliberadamente a si mesmo ou aos outros – Por exemplo, medo de atacar outra pessoa, como seus filhos. Medo de machucar a si mesmo ou a outras pessoas por engano – Por exemplo, medo de colocar fogo na casa deixando o fogão ligado.
Como é uma crise de TOC
Uma pessoa que possui o Transtorno Obsessivo-Compulsivo passa por um grande sofrimento. Os pensamentos são intrusivos, ou seja, não pedem licença para entrar e ficam pairando sobre a cabeça do indivíduo de forma persistente, literalmente tirando a paz. As consequências podem ser inúmeras.
O que acontece com o cérebro de uma pessoa com TOC
O que ocorre no cérebro de pessoas com TOC? Os pacientes entendem que esses sintomas compulsivos são irracionais, desnecessários, mas não conseguem controlá-los ou se livrar deles, levando à ansiedade e dor. Além disso, o TOC é caracterizado por intensa excitação emocional e deficiências do controle executivo.
O que pode ser confundido com TOC
Tiques nervosos podem estar presentes em pacientes com TOC
Pessoas com tiques têm uma chance maior de ter sintomas de TOC, assim como pacientes com TOC também têm mais chance de ter tiques. Além disso, ambos os problemas ocorrem na mesma família com frequência maior.
O que acontece se não tratar o TOC
Sem tratamento, TOC pode deixar paciente incapacitado
A falta de tratamento pode fazer com que o problema piore. “Quando não é tratado, tende a ocorrer um agravamento progressivo dos sintomas, provocando até a incapacitação do paciente.
Quem tem TOC é bipolar
Estima-se que 17% dos pacientes com bipolaridade preencham critérios para TOC ao longo da vida; enquanto entre os pacientes com TOC, a prevalência de TB é estimada em 18%.