Quem tem problema no nervo ciático pode caminhar?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

1 – Elevação do quadril (ponte)
Mantenha os braços ao lado do corpo. A seguir, eleve o quadril e o mantenha elevado por, pelo menos, 15 segundos. Contraia os glúteos e sinta o músculo posterior da coxa contrair também. Volte à posição original e repita o movimento por, pelo menos, 15 vezes.

A obesidade e o sedentarismo podem piorar o quadro”, afirma o Dr. Mário Ferretti Filho, ortopedista e gerente médico do Programa de Ortopedia e Traumatologia do Einstein.

Fraqueza muscular: essa dor também pode causar fraqueza muscular na perna afetada. Isso pode dificultar a realização de atividades que exigem força, como subir escadas. Dificuldade de movimento: a dor ciática pode tornar difícil a realização de movimentos simples, como ficar em pé ou sentar-se.

Quanto tempo dura a crise de nervo ciático inflamado? O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

Concentre-se em sua respiração. A respiração rítmica ajuda a manter a mente focada e alerta enquanto caminha. Contraia seus músculos abdominais. Puxe-os ligeiramente em direção ao corpo durante a caminhada e mantenha um ritmo confortável; pode ser um desafio envolver os músculos abdominais se você andar muito rápido.

Enquanto se espera pela consulta médica, o tratamento caseiro para aliviar a dor do nervo ciático, podem ser compressas quentes ou leves massagens para relaxar a região. Nunca se automedique ou tente alongar intempestivamente as pernas ou a coluna na fase de dor aguda. Também: Não carregar pesos ou fazer esforço.

NERVO CIÁTICO INFLAMADO REMÉDIOS NATURAIS

  1. Alongamentos e massagens.
  2. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.
  3. Realizar compressas geladas e quentes.
  4. Não ficar muito tempo em uma única posição.
  5. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Alimentação
Durante uma crise do ciático deve-se preferir alimentos anti-inflamatórios como salmão, alho, cebola, linhaça, chia e gergelim. Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon.

O especialista em dor no nervo ciático é o ortopedista, fisioterapeuta e neurocirurgião. Estes profissionais são aptos para avaliar, diagnosticar e tratar este tipo de problema, visando a solução definitiva e o bem estar do paciente.

Assim, se inflamado, ele poderia gerar pressão no nervo ciático, promovendo irradiação da dor. Obviamente é impossível permanecer com a coluna completamente ereta durante o pedalar, mas é importante que ela fique o mais reta possível. Não tem muito jeito, os equipamentos precisam ser ajustados individualmente.