Quanto tempo dura a inflamação no nervo ciático?

Perguntado por: amello . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Quanto tempo dura a inflamação no nervo ciático? O tratamento da inflamação do nervo ciático vai depender da causa do problema e da gravidade do quadro. Geralmente, o tempo de recuperação com tratamento é de 4 a 5 semanas. Em casos mais graves e que necessitam de intervenção cirúrgica, a recuperação pode levar meses.

Quanto tempo dura a crise de nervo ciático inflamado? O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Sessões de fisioterapia para reduzir a dor e a inflamação, além de alongar e fortalecer os músculos; Inativação de pontos-gatilho de miofascial, com alongamentos, infiltrações ou ondas de choque; Cirurgia (apenas nos casos mais graves que não melhoram com o tratamento conservador).

Exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, podem ser úteis na avaliação da coluna vertebral e ajudar a identificar o que comprime o nervo. Se a coluna estiver saudável e inalterada, a causa deve ser apenas músculos ou fáscia para facilitar o tratamento.

A obesidade e o sedentarismo podem piorar o quadro”, afirma o Dr. Mário Ferretti Filho, ortopedista e gerente médico do Programa de Ortopedia e Traumatologia do Einstein.

Fale com um médico se: Seus sintomas não estão melhorando com os tratamentos feitos em casa; O surto de dor durou ou durar por mais de uma semana; A dor é mais intensa do que em crises anteriores ou for piorando gradativamente.

A inflamação aguda é de curta duração, de alguns minutos ou horas ou um a dois dias, dependendo do estímulo causal, e suas principais características são a exsudação de fluidos e proteínas do plasma e emigração de leucócitos, predominantemente neutrófilos.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

A dor no nervo ciático pode trazer riscos, particularmente se acompanhada de sintomas que apontam para uma condição mais grave. Conhecida como ciatalgia, esta condição não é apenas incômoda, mas um indicativo de um problema que requer atenção.

Quando a dor do nervo ciático vem de uma inflamação, há presença de dor e dormência de membros, iniciando-se na lombar até os pés. Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.