Quem tem problema de pressão alta pode tomar cloreto de magnésio?

Perguntado por: sourique . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

O magnésio pode diminuir a pressão arterial agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio. Essa função favorece a vasodilatação, diminuindo a pressão dentro das artérias. Isso ajuda a manter a pressão arterial sob controle.

Os autores observaram que o magnésio pode reduzir a pressão arterial diretamente, além de melhorar as condições pré-clínicas e as doenças crônicas que predispõem as pessoas a desenvolver hipertensão arterial.

Ele é ligado a um aminoácido, o que facilita sua absorção pelo organismo; magnésio citrato: o magnésio citrato é conhecido por sua capacidade de relaxar os músculos e aliviar a tensão. Além disso, estudos têm mostrado que o magnésio citrato pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

Um dos principais benefícios do magnésio é a sua atuação no controle da hipertensão e das doenças cardíacas. O mineral ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e, dessa forma, auxilia na regulação da pressão arterial, diminuindo as chances de complicações cardiovasculares.

Quais as contraindicações do Cloreto de Magnésio? O uso do cloreto de magnésio é contraindicado em pacientes com insuficiência renal severa. Deve ser evitado o uso em mulheres grávidas, uma vez que o magnésio ultrapassa a placenta, podendo interferir nos níveis séricos do feto.

O cloreto de magnésio também ajuda a prevenir cãibras, melhora o funcionamento do intestino e ainda ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Benefícios do Cloreto de Magnésio:
Na terceira idade, além de prevenir doenças como diabetes e hipertensão, o cloreto de magnésio tem o importante papel de otimizar a fixação de cálcio nos ossos, melhorando a densidade óssea e reduzindo as chances da osteoporose.

O suplemento pode ser consumido à noite e tem diversos benefícios para a melhora da qualidade do sono. Como mencionado anteriormente, o melhor horário para tomar magnésio é junto ao consumo de outros alimentos, incluindo as refeições que acontecem à noite, como jantar ou ceia.

O magnésio dimalato, por exemplo, é uma forma altamente absorvível pelo organismo e a sua biodisponibilidade superior já foi verificada em estudos. Isso significa que ele é melhor aproveitado pelo nosso corpo e, por isso, pode ser a melhor opção para quem busca benefícios específicos para as articulações.

O cloreto de magnésio garante níveis normais nos batimentos cardíacos. Ele possui uma função vasodilatadora que o torna um aliado importante para a saúde cardiovascular. Ele ajuda a regular a pressão arterial e, assim, reduz as chances de doenças do coração e de acidentes vasculares cerebrais.

3. Magnésio orgânico. Os compostos orgânicos de magnésio possuem maior solubilidade e melhor absorção pelo organismo.

Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias. Alguns exemplos são cúrcuma, hibisco, alfavaca, romã, mirtilo, gengibre, limão, alpiste, mangaba, ruibardo, aipo, alho e aveia.