Por que meu braço só dói à noite?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

As causas de dor noturna são variadas. O mais frequente é haver um problema nos tendões ou um desgaste ósseo da articulação entre o úmero (o osso do braço) e a omoplata, a artrose. O ombro tem quatro tendões que nos auxiliam nos movimentos de rotação e de elevação do braço.

Quando deitamos o espaço articular é reduzido por não ter ação da gravidade tracionando o braço, comprimindo as estruturas articulares que estão inflamadas, por isso que o ombro fica mais dolorido ao deitar.

Existem várias razões pelas quais a dor pode piorar à noite. Os hormônios certamente são um fator importante. A noite é o período no qual a produção do hormônio anti-inflamatório cortisol é mais baixa. É mais comum infarto e derrame a noite pelo mesmo motivo.

“Faz muito sentido que a dor possa ser controlada em um ciclo circadiano porque o cortisol também é regulado circadiano”, disse em entrevista ao portal IFLScience. “Os pacientes geralmente relatam dor pior à noite, e parte disso ocorre porque o cortisol é mais baixo à noite”, completou.

Ao notar dor intensa do tipo opressora ou como um peso no peito, combinada a formigamento ou dor no braço, pode ser sinal de angina ou infarto. Nessa situação, vá ao pronto-socorro mais próximo. Além dessa emergência cardiovascular, há outros cenários que pedem avaliação médica para tratar agravos à saúde.

Dor no braço pode surgir após esforços manuais novos ou repetitivos. A dor no músculo do braço é a dor muscular tardia, que é sentida com rigidez nos músculos, sensibilidade ao toque e redução da capacidade de gerar força.

2 – Procure uma posição confortável para dormir

  1. Não se apoie sobre o braço dolorido.
  2. Use travesseiros para apoiar o ombro afetado.
  3. Não durma de bruços.
  4. Inicie o sono sentado (a)
  5. Faça exercícios de relaxamento.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Por exemplo, a dor no braço pode indicar alterações nos músculos, nos tendões ou cardiovasculares. Essas caraterísticas podem evidenciar que você executa atividades repetitivas, possui uma tendinite ou má circulação sanguínea.

Porque bursite dói mais à noite? Um dos motivos para a bursite piorar à noite acontece devido ao relaxamento da musculatura quando o paciente se deita, o que faz com que o úmero se aproxime do acrômio, aumentando o contato da bursa inflamada com esses ossos, provocando dor.