Qual é a vitamina da memória?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais. Leguminosas.

Deficiência de vitamina B causa perda de memória de curto prazo.

Os medicamentos chamados inibidores da colinesterase (como donepezila) podem ajudar na memória, especialmente se as pessoas tiverem doença de Alzheimer ou demência por corpos de Lewy. A donepezila também pode ajudar pessoas com comprometimento cognitivo leve.

A vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais.

Pessoas com absorção inadequada por disbiose, após cirurgia bariátrica, doenças inflamatórias intestinais, gastrite atrófica, HIV positivo, dentre outras situações, podem predispor a deficiência de vitamina B12 e devem receber suplementação profilática.

Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais. Leguminosas.

As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia. Outras, como as vitaminas B12 e o folato, podem ajudar a proteger contra a demência por meio da degradação da homocisteína, uma substância nociva que pode levar à doença de Alzheimer.

A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.

REMÉDIOS CASEIROS E DICAS PARA FORTALECER A MEMÓRIA E A CONCENTRAÇÃO

  • Coenzima Q10. A suplementação com a coenzima Q10 pode ajudar a melhorar a função cognitiva e a memória, tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes com doenças neurodegenerativas. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Vitamina B12. ...
  • Ômega 3. ...
  • Chá verde.

Magnésio L-Treonato

O Magnésio L-Treonato é o mais o mais novo suplemento capaz melhorar a função do Cérebro, contribuindo para o aumento das funções cognitivas como a memória, concentração e aprendizagem.

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.

Lavitan Memória é indicado para pessoas que desejam uma melhor qualidade de vida, melhorar a saúde do cérebro e também para aqueles que têm deficiência das vitaminas e minerais contidas na fórmula.

7 alimentos bons para o cérebro

  • Chocolate meio amargo ou amargo. O cacau tem polifenóis, compostos com efeito antioxidante que ajudam a proteger os neurônios. ...
  • Abacate. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Espinafre e outros vegetais verde-escuros. ...
  • Pescados, como o salmão. ...
  • Oleaginosas, como as nozes. ...
  • Cafeína, mas não em excesso.

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

Contudo, vale reforçar que não raros os quadros em que o baixo nível de vitamina B12 permanece assintomático até ser descoberto em um exame de rotina, por exemplo. De qualquer forma, entre os sintomas mais comum em quem tem deficiência de vitamina B12 estão: sintomas comuns de anemia (cansaço, fraqueza e tontura);