Tem febre sem infecção?
Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção. Ou seja, não é uma regra.
O que pode causar febre sem infecção
As causas da febre estão relacionadas a diversos fatores, os mais comuns são vírus, infecção bacteriana, insolação, certas condições inflamatórias, desidratação, reação adversa a algum medicamento, entre outros.
O que é febre sem infecção
A febre de origem indeterminada (FOI), considerada clássica, é um diagnóstico provisório para um quadro febril de duração superior a três semanas e de diagnóstico difícil. Ela é determinada quando a investigação, seja com o atendimento clínico ou exames, não permite esclarecer a causa da febre de imediato.
É normal ter febre do nada
O aumento da temperatura é uma reação do corpo a infecções e outras doenças e quando apresentamos febre isso significa que algo não está bem com o nosso corpo.
É normal ter febre sem outro sintoma
A febre sem causa aparente é tecnicamente chamada de febre sem sinais localizatórios e se refere a uma febre sem outros sintomas associados, como tosse, coriza, alteração das fezes ou da urina.
Quando a criança tem febre do nada
Algumas das causas mais comuns para a febre em bebês e crianças são resfriados, otites, amigdalites, pneumonias ou infecções urinárias. Em geral, a duração é de três a quatro dias. Mas, persistir e surgirem outros sintomas, é importante procurar um médico.
Como saber se a febre é viral ou bacteriana
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
O que pode ser somente febre
Esses casos são principalmente infecções bacterianas e localizadas, que podem variar bastante em relação ao risco e à severidade da doença. Por exemplo, a febre intermitente pode ser sinal de infecção urinária, mas também é um sintoma comum de infecções como a tuberculose ou pneumonia.
O que pode ser febre em crianças sem outro sintoma
De acordo com a pediatra, o nível de temperatura não indica se é um caso grave. “Não sabemos dizer se a febre alta é uma infecção grave ou se é apenas uma doença viral, benigna, autolimitada, mas que faz febre alta persistente sem nenhum outro sintoma.”, aponta.
Porque esperar 3 dias de febre
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Quando a febre deve ser preocupante
Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.
Quando a febre pode ser perigosa
A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.