É perigoso febre de 39 graus?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.

Febres contínuas mais graves e que elevem a temperatura do organismo de forma demasiada podem provocar desidratação, alucinações e convulsões, com sintomas como tremedeira de membros e perda de consciência.

Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura.

Quando o paciente já apresenta doença pulmonar crônica, asma, doenças do coração, diabetes ou outra doença metabólica, doença crônica gastrointestinal, hepática ou renal e doenças autoimunes, a febre é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado.

A primeira coisa a se fazer quando a criança apresenta um aumento súbito de temperatura é levar ao médico. Somente o pediatra poderá avaliar a real situação de saúde da criança e, de acordo com outros sintomas, compreender que tipo de infecção se instalou no organismo.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Febre igual ou maior que 39º Febre que dura 3 dias ou mais. Sintomas de desidratação intensa.

Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre:

  1. Febrícula: De 37,3℃ a 37,8℃;
  2. Febre: Acima de 37,8℃;
  3. Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39℃.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.