Quando a pressão diastólica está muito baixa?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Abaixo de 90 mmHg de pressão sistólica ou 60 mmHg de pressão diastólica, estamos, portanto, na presença de hipotensão. Os dois sintomas mais comuns de hipotensão são fadiga e ortostatismo – dificuldade de se acostumar com a transição da posição deitada ou sentada para a posição em pé.

Como já dissemos, pressão baixa não é considerada uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager, por exemplo. É aconselhável procurar um médico quando a pressão arterial desce mais de 40 mmHg.

Já a pressão diastólica é o valor mais baixo e está ligada ao relaxamento do coração. A pressão arterial considerada normal é a de 12 sistólica e 9 diastólica.Valores acima ou abaixo disso podem indicar problemas como hipertensão (pressão alta) e hipotensão (pressão baixa).

A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça; Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

Os valores são expressos em milímetros de mercúrio (mmHg) ou centímetros de mercúrio (cmHg). Para pessoas com mais de 18 anos, a pressão arterial é considerada normal se a sistólica for igual ou menor que 120 mmHg (ou 12 cmHg) e a diastólica igual ou menor que 80 mmHg (ou 8 cmHg).

Já em adultos, pode ficar entre 90 e 120 mmHg e a diastólica pode variar entre 60 e 80 mmHg. Os casos considerados anormais são identificados com medições acima ou abaixo dessas faixas e têm relação direta com o estilo de vida das pessoas.

O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a almejada pressão 12/8. Abaixo de 9/5, a pressão é considerada baixa, e não se trata de uma doença, mas pode causar mal estar, com tonturas, náuseas ou desmaios.

Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, dentre eles a obesidade, o sedentarismo, o estresse, a herança familiar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

QUANDO A PRESSÃO BAIXA É PERIGOSA
A partir de 9 por 6 é pressão baixa (9 mmHg x 6 mmHg). Porém, geralmente, só faz mal à saúde a pressão abaixo de 4 mmHg. Nessas condições, é necessário ir a uma emergência e fazer acompanhamento médico, pois pode ser sinal de outras doenças.

A causa fundamental dessa síndrome é a alteração da função diastólica, resultante da redução do relaxamento e da distensibilidade ou complacência da parede ventricular, que ocorre em conseqüência de diversos fatores.