É normal a pressão 13x7?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

De acordo com a última diretriz de hipertensão da sociedade brasileira de cardiologia, valores de pressão arterial 120x80 são considerados ótimos. E valores de 130x85 são normais. Acima de 130x85 é considerado pré-hipertensão. E o valor de 140x90 ou acima é diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

O valor esperado é quando os números da medição ficam na faixa de 12 por 8. Estes valores demonstram a pressão arterial nos parâmetros ideais. Segundo a Associação Americana do Coração, se estes indicativos ultrapassam os 13 por 8, a pressão já é considerada alta.

Uma pessoa é considerada hipertensa quando os valores de pressão arterial estiverem maiores ou iguais a 140 x 90 mmHg (ou 14 x 9), em duas medidas e em ocasiões diferentes. No entanto, a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) já considera uma pressão de 130 x 80 mmHg (ou 13 x 8 mmHg) como sendo acima do normal.

A minha PA est de 130*6 está normal? Olá! Este valor é considerado normal para a maioria das pessoas. Alguns casos específicos tenta-se manter a pressão arterial sistólica (máxima) um pouco mais baixa.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

Adotar uma dieta balanceada, privilegiando frutas e vegetais em detrimento de alimentos industrializados, gordurosos, com muito açúcar e frituras. Praticar atividades físicas regularmente. Reduzir o consumo de álcool. Manter um peso adequado.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.

A pressão sistólica normal vai até 120 mmHg e já é considerada elevada quando passa de 140 mmHg. No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg.

Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta. Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.

Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco? Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.

As tonturas também podem ser um sinal. A medida que a pressão sobe, é natural sentir-se um pouco tonto, já que ela afeta diretamente a oxigenação. A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão.

Hoje, já se comprovou que quanto mais alta a pressão arterial, maior o risco de o idoso apresentar um evento vascular cardíaco ou cerebral. Por isso, preconiza-se que também para as pessoas mais velhas o valor de referência seja no máximo 13,5 por 8,5.

Os principais sinais de pressão alta são:

  • Dor de cabeça;
  • Dores no peito;
  • Tonturas;
  • Zumbido no ouvido;
  • Visão embaçada;
  • Fraqueza e sonolência;
  • Dificuldade em respirar;
  • Palpitações cardíacas.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Nos pacientes hipertensos em uso de medicamentos, os valores que desejamos alcançar são: Adolescentes e adultos: a pressão arterial deve ficar abaixo de 140/90 mmHg. Adultos que tenham diabetes e/ou doença renal crônica: a pressão arterial deve ficar abaixo de 130/80 mmHg.