Quando a vitamina B12 é considerada muito alta?

Perguntado por: omoreira3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A associação entre B12 elevado e cânceres sólidos foi demonstrada por dois estudos de base populacional: um B12 > 800 pmol/L (1084 ng/L) foi associado a um diagnóstico de câncer no ano seguinte com uma Razão de Incidência Padronizada de 6,3 [IC 95% 5,7-6,9] em uma coorte dinamarquesa, e um B12 entre 800 e 1000 pmol/L ( ...

O risco de câncer foi maior em pessoas com níveis plasmáticos elevados de B12 (B12> 1.000 pmol / L). Outro estudo, realizado na Dinamarca, associou maior risco de câncer com B12> 800 pmol / L.

O primeiro passo ao identificar a elevação de B12 é revisar os medicamentos em uso pelo paciente, principalmente suplementação injetável ou por via oral de vitamina B12 ou uso de suplementos vitamínicos que podem conter cianocobalamina em sua formulação e outros medicamentos associados (quadro 1).

Apesar de a vitamina B12 ser essencial para a manutenção da função corporal saudável, níveis superiores à gama de valores normais, que se encontram entre os 200 e os 600 pmol/L, podem indicar que o paciente está em risco de desenvolver determinados tipos de cancro, sugere um estudo publicado no “Journal of the National ...

No caso dos hidrossolúveis (que se dissolvem em água), vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, B12, o ácido pantotênico e a vitamina C, basta interromper a administração dos nutrientes, sem grandes problemas, pois seu excesso é excretado pelos rins e pela urina.

Em comparação com o grupo NN, um plasma elevado persistente B12 ≥ 1000 ng/mL foi fortemente associado à ocorrência de câncer sólido (HR 5,90 [IC 95% 2,79-12,45], p < 0,001), ao contrário da elevação plasmática B12 não persistente (p = 0,29).

Às vezes, o médico suspeita que ela está presente quando a pessoa apresenta sintomas característicos de lesões nos nervos, como formigamento ou perda de sensibilidade. Se houver suspeita de deficiência, deve-se medir a quantidade de vitamina B12 presente no sangue.

A exclusão da carne e de outros derivados dos animais, como queijos, leites e ovos (dieta conhecida como vegana) pode ser uma das causas de falta de vitamina B12 no organismo.

Os efeitos colaterais causados pelo excesso de vitamina B12 são: erupções cutâneas parecidas com a acne, dor de cabeça, palpitações, insônia, função renal prejudicada em pessoas com problemas renais e mudanças desfavoráveis da flora intestinal.

Já o excesso da vitamina B5 (ácido pantotênico) pode resultar em diarreia. O abuso de niacina (vitamina B3), por sua vez, pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue, enquanto o excesso das vitaminas C e D pode levar à formação de cálculos renais.”

O que é Exame de Vitamina B12? As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes à substâncias presentes no organismo humano. Por meio desses dados, é possível indicar tratamentos e entender como está a saúde dos pacientes. Nesse caso, é possível observar os níveis de vitamina B12.