É saudável consumir whey protein?

Perguntado por: aconceicao3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 6 votos

A proteína do soro do leite auxilia no combate à desnutrição e no controle do peso corporal. Esse é um ponto muito positivo para pessoas com risco de desnutrição e dificuldade de ganhar peso. Por isso, pode ser indicado por nutricionistas para indivíduos que apresentam esses quadros.

Com exceção de quem é alérgico, qualquer adulto saudável pode tomar whey protein, se prescrito por um nutricionista ou nutrólogo --profissionais responsáveis por avaliar o gasto energético e o consumo alimentar. Ele é principalmente indicado para quem precisa suplementar a proteína na alimentação.

A resposta é sim! Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de produto não precisa ficar restrito aos frequentadores de academia, que buscam esse tipo de suplemento para ajudar no ganho de massa muscular. Saiba que o consumo de whey protein pode ser importante para diferentes pessoas e necessidades.

"O whey protein é um suplemento de alto valor biológico baseado na proteína do soro do leite. Por potencializar a formação de massa magra, a principal vantagem desta proteína é que ela apresenta uma distribuição de aminoácidos essenciais, e possui rápida absorção pelo organismo", afirma a nutricionista.

No entanto, se você não está treinando, a quantidade de proteína que você precisa é geralmente menor do que a de alguém que está fazendo exercícios regularmente. O consumo excessivo de proteínas, sem o exercício adequado, pode levar ao ganho de peso, pois o excesso de calorias é armazenado como gordura no corpo.

Pessoas com alguma alergia ou intolerância a produtos derivados do leite não devem consumir Whey Protein. Fora esse grupo de pessoas qualquer adulto saudável pode consumir Whey Protein, usado principalmente para pessoas que precisam suplementar com mais proteínas que as consumidas em alimentos.

Os dois suplementos possuem benefícios. Portanto, para consumi-los, você deve ter em mente sempre qual é o seu objetivo. Em resumo, se você estiver procurando aumentar a sua força e energia, a creatina pode ser a melhor escolha para você.

Em uma metanálise com nove estudos, a suplementação com whey trouxe melhorias em vários fatores de risco de doença cardiovascular, incluindo pressão arterial sistólica e diastólica e colesterol total. Já para o diabetes, o whey protein é capaz de reduzir os níveis de glicose sérica e aumentar os níveis de insulina.

Antes do treino
O primeiro horário é antes de treinar, pois precisamos nos alimentar, pelo menos 30 minutos antes de começar a exercitar. O whey protein entra nesse horário como uma refeição para nutrir o corpo e prepará-lo para o impacto. É uma ótima opção para quem não gosta de treinar em jejum.

Entre as melhores marcas de whey protein do mercado, estão a Optimum Nutrition, Probiótica, Integralmedica, Dymatize, MusclePharm e Syntrax. Cada uma delas oferece opções de whey protein de alta qualidade, com diferentes sabores e preços variados.