Como são as fezes de quem tem doença de Crohn?
Podem fezes líquidas de uma ou duas vezes ao dia, mas podem ocorrer mais de 10 evacuações ao dia. Quando há acometimento do intestino grosso, e principalmente do reto, pode haver sangue, muco e pus nas fezes.
Quais os primeiros sinais da doença de Crohn
De forma geral, em um primeiro momento, os principais sintomas da doença de Cronh são aqueles associados a desconfortos intestinais, como:
- diarreia persistente, que leva até mesmo a perda de peso;
- dores e cólicas abdominais;
- presença de sangue nas fezes, embora isso não seja comum.
Como saber se estou com crise de Crohn
Sintomas: a doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subseqüente.
O que pode ser confundido com Crohn
Alguns dos principais sintomas da Doença de Crohn podem ser facilmente confundidos com outras doenças do intestino, como a síndrome do intestino irritável por exemplo.
Como descartar doença de Crohn
Não há exames laboratoriais específicos para identificar a doença de Crohn, apesar de os exames de sangue poderem mostrar anemia, um número de leucócitos acima do comum, baixas concentrações de albumina e outros sinais de inflamação, como velocidade de hemossedimentação ou nível de proteína reativa C elevados.
Quando desconfiar da doença de Crohn
Dores abdominais e cólicas, sobretudo após as refeições; Febre; Perda de apetite, perda de peso e enfraquecimento pela não absorção de nutrientes; Sangramento retal.
Onde dói Quando o intestino está inflamado
Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.
O que piora a doença de Crohn
01 Jul 5 erros que pioram a Doença de Crohn
1- Ingerir pouco ferro e vitaminas: A diarreia é um dos sintomas mais comuns do Crohn, por isso pode haver grande perda de vitaminas e minerais. Por isso, é preciso enriquecer a dieta com fontes de ferro e vitaminas do complexo B. 3- Tomar medicamentos só nas crises.
O que agrava a doença de Crohn
A dieta e o estresse não causam a doença, mas podem agravá-la. Os fatores de risco incluem fumar e ter um parente de sangue com a doença de Crohn. Outras causas específicas não são conhecidas.
Quando o Crohn é grave
“É comum a doença de Crohn se manifestar em intervalos irregulares ao longo da vida. As crises podem variar de acordo com a intensidade e podem ser leves ou graves, breves ou mais longas. Geralmente, crises graves podem provocar dor intensa de forma constante, febre e desidratação”, alerta a Dra. Alana Borges.
O que uma pessoa com doença de Crohn não pode fazer
bebidas alcoólicas; carne de porco e outras carnes gordurosas; biscoitos amanteigados, doces com massa folhada, chocolate; frituras, gratinados, maionese, refeições congeladas industrializadas, manteigas e.
Qual é mais grave Crohn ou colite
Outra grande diferença é como cada condição afeta seu trato digestivo. A colite ulcerativa é conhecida por causar inflamação no revestimento superficial do cólon, enquanto a doença de Crohn pode afetar as camadas mais profundas da parede do cólon.
O que acontece se não tratar a doença de Crohn
A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve à grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva. A doença de Crohn é crônica.
Como saber se o meu intestino está inflamado
Principais sintomas
- Cólicas abdominais.
- Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
- Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
- Náuseas e vômitos;
- Febres;
- Perda de peso;
- Dor de cabeça, em alguns casos;
- Fadiga excessiva.
Quais são os estágios da doença de Crohn
A doença é caracterizada por fases agudas (atividade inflamatória da doença) e períodos de remissão (sem sintomas). Os sintomas variam de leves a severos durantes as recaídas e podem desaparecer ou diminuir durante as remissões.