Como são as fezes de quem tem doença de Crohn?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 10 votos

Podem fezes líquidas de uma ou duas vezes ao dia, mas podem ocorrer mais de 10 evacuações ao dia. Quando há acometimento do intestino grosso, e principalmente do reto, pode haver sangue, muco e pus nas fezes.

De forma geral, em um primeiro momento, os principais sintomas da doença de Cronh são aqueles associados a desconfortos intestinais, como:

  • diarreia persistente, que leva até mesmo a perda de peso;
  • dores e cólicas abdominais;
  • presença de sangue nas fezes, embora isso não seja comum.

Sintomas: a doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subseqüente.

Alguns dos principais sintomas da Doença de Crohn podem ser facilmente confundidos com outras doenças do intestino, como a síndrome do intestino irritável por exemplo.

Não há exames laboratoriais específicos para identificar a doença de Crohn, apesar de os exames de sangue poderem mostrar anemia, um número de leucócitos acima do comum, baixas concentrações de albumina e outros sinais de inflamação, como velocidade de hemossedimentação ou nível de proteína reativa C elevados.

Dores abdominais e cólicas, sobretudo após as refeições; Febre; Perda de apetite, perda de peso e enfraquecimento pela não absorção de nutrientes; Sangramento retal.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

01 Jul 5 erros que pioram a Doença de Crohn
1- Ingerir pouco ferro e vitaminas: A diarreia é um dos sintomas mais comuns do Crohn, por isso pode haver grande perda de vitaminas e minerais. Por isso, é preciso enriquecer a dieta com fontes de ferro e vitaminas do complexo B. 3- Tomar medicamentos só nas crises.

A dieta e o estresse não causam a doença, mas podem agravá-la. Os fatores de risco incluem fumar e ter um parente de sangue com a doença de Crohn. Outras causas específicas não são conhecidas.

“É comum a doença de Crohn se manifestar em intervalos irregulares ao longo da vida. As crises podem variar de acordo com a intensidade e podem ser leves ou graves, breves ou mais longas. Geralmente, crises graves podem provocar dor intensa de forma constante, febre e desidratação”, alerta a Dra. Alana Borges.

bebidas alcoólicas; carne de porco e outras carnes gordurosas; biscoitos amanteigados, doces com massa folhada, chocolate; frituras, gratinados, maionese, refeições congeladas industrializadas, manteigas e.

Outra grande diferença é como cada condição afeta seu trato digestivo. A colite ulcerativa é conhecida por causar inflamação no revestimento superficial do cólon, enquanto a doença de Crohn pode afetar as camadas mais profundas da parede do cólon.

A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve à grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vida ativa e produtiva. A doença de Crohn é crônica.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

A doença é caracterizada por fases agudas (atividade inflamatória da doença) e períodos de remissão (sem sintomas). Os sintomas variam de leves a severos durantes as recaídas e podem desaparecer ou diminuir durante as remissões.