É normal o muco branco?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

O corrimento branco pastoso antes da menstruação é bastante comum. Contanto que seja inodoro e não cause coceira, ele provavelmente é uma parte normal do seu ciclo menstrual. É importante lembrar que, em muitos casos, o corrimento vaginal é uma forma de seu corpo se manter limpo.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Sim, o corrimento branco pastoso pode ser um sinal de gravidez. Durante a gravidez, é comum o aumento da produção de muco cervical devido às alterações hormonais. Esse muco pode apresentar uma consistência mais espessa e pode ser branco ou amarelado.

Secreção vaginal com coloração branca ou transparente, sem cheiro e que não causa irritação ou prurido genital. Nesse caso, o corrimento é considerado normal e se forma pela presença de lactobacilos, não exigindo um tratamento específico.

A maioria das mulheres sente um aumento de corrimento fino, branco leitoso ou claro durante a gravidez, o que é perfeitamente normal. Isso ocorre porque nesse momento é ainda mais importante para o seu corpo evitar que qualquer infecção suba pela vagina afetando o útero ou o bebê.

Mas, é possível notar a diferença no uso do papel higiênico ao secar a região vaginal. A secreção do tampão mucoso não apresenta odor, de maneira geral é bastante espessa e mede aproximadamente 5 centímetros. Além disso, demonstra uma consistência gelatinosa e, na maior parte dos casos, pode vir com um pouco de sangue.

Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido.

-Dor de cabeça leve e persistente; -Seios inchados e doloridos. Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

A menstruação de uma mulher que não toma pílula, habitualmente vem a cada 25 ou 35 dias. No entanto, alguns pacientes podem ter um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes da menstruação descer. Essa secreção é o começo da menstruação, sendo considerada normal.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

O muco cervical tem um aspecto transparente ou esbranquiçado (conforme a fase do ciclo menstrual), não possui odor forte nem causa dores ou coceiras. Dependendo da etapa do ciclo, ele pode ser produzido em maior quantidade.

No geral, o corrimento tem uma coloração branca. Mas, quando vai chegando o período da ovulação, que é quando a mulher fica fértil, o muco adquire uma coloração mais transparente e sua textura também muda. O muco se assemelha a uma clara de ovo, de tonalidade clara e textura elástica e pegajosa.

Se sua menstruação costuma ser regular como um relógio, mas está atrasada há uma semana ou mais, pode ser um sinal de que houve implantação do óvulo no útero e você está grávida.

Quando a gravidez começa a dar sintomas? Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.