Qual a falta de vitamina que causa tremedeira?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Fraqueza muscular, tremores e dormência: Conheça alguns sintomas da deficiência de vitamina E.

Dentre seus sintomas, destacam-se os tremores nas mãos, mas a coordenação motora de todo o corpo pode ser comprometida. Apesar de não ter cura, o problema pode ser prevenido de algumas formas, o que inclui o consumo de vitamina E.

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo.

Contudo, vale reforçar que não raros os quadros em que o baixo nível de vitamina B12 permanece assintomático até ser descoberto em um exame de rotina, por exemplo. De qualquer forma, entre os sintomas mais comum em quem tem deficiência de vitamina B12 estão: sintomas comuns de anemia (cansaço, fraqueza e tontura);

Medicamentos: Drogas de uso oral, como Propranolol, Primidona, Gabapentina, Topiramato e benzodiazepínicos, podem reduzir significativamente o tremor essencial. Injeções de Botox também podem ser uma opção de tratamento, principalmente em tremores vocais e de cabeça.

O tratamento medicamentoso deve ser considerado quando o tremor provocar qualquer nível de limitação funcional ou desconforto no paciente, como por exemplo, constrangimento em situações sociais. Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha.

Os tremores podem surgir em decorrência de condições do ambiente, por exemplo, quando trememos ao sentir frio. Quando sentimos frio e o corpo treme, temos uma contração involuntária do corpo para se manter aquecido. Também, em situações de estresse, medo ou ansiedade, o corpo pode apresentar tremores.

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

Causas para o Tremor no Corpo
A causa é determinada baseada principalmente pelas características do tremor. Em linhas gerais, as causas mais comuns de tremor no corpo são: Tremor Fisiológico Exacerbado. Medicamentos (para asma, anfetaminas, corticosteroides e medicamentos psiquiátricos e neurológicos);

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”.

  • E as fontes vegetais de vitamina B12? ...
  • Levedura nutricional. ...
  • Bebidas à base de vegetais (soja, amêndoa, coco, arroz) ...
  • Cogumelos. ...
  • Cereais matinais fortificados. ...
  • Leguminosas germinadas. ...
  • Trigo sarraceno.

Sintomas De Deficiência De Vitamina A
Os sintomas de deficiência incluem perda de apetite, má função imunológica que leva a infecções frequentes (especialmente respiratórias), queda de cabelo, erupções cutâneas, pele e olhos secos, dificuldades visuais, como cegueira noturna, escasso crescimento e fadiga.

O nome do exame que detecta a falta de vitaminas é o exame de sangue. Para cada vitamina existem análises específicas que podem ser realizadas a partir do sangue para detectar deficiências.

Quais as causas de tremores?

  • tremor psicológico;
  • doença de Parkinson;
  • consequência de acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla;
  • doença hepática grave;
  • abstinência de álcool;
  • hipertireoidismo;
  • doenças hereditárias;

Maracujá-alho mostra resultados promissores para controlar tremores do mal de Parkinson. Pesquisa comprova eficiência do maracujá-alho no controle de tremores causados pela doença de Parkinson.