Quais são os sintomas de má circulação nos braços?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Esse sintoma é conhecido como claudicação intermitente e está associado à falta de oxigênio na musculatura quando essa é ativada. À medida que a doença se agrava, o paciente consegue caminhar cada vez menos. Sintomas como dormência, formigamento e câimbra são também comuns nessa fase da doença.

Os sintomas mais recorrentes de má circulação são pele fria e seca, coceira, aparecimento de manchas vermelhas, inchaço, câimbras e sensação de dormência.

A principal causa da má circulação é a doença arterial periférica (DAP), resultado do estreitamento das artérias por placas ateromatosas. Estas são formadas pelo depósito de colesterol, proteínas, cálcio e substâncias inflamatórias na parede dos vasos sanguíneos. Esse processo recebe o nome de aterosclerose.

Principais sensações percebidas por pessoas com problemas de circulação:

  1. Dores nas pernas. As varizes são veias dilatadas, que já não conseguem fazer com que o sangue siga das pernas em direção ao coração. ...
  2. Inchaço. ...
  3. Vermelhidão. ...
  4. Sensação de formigamento. ...
  5. Sensação de queimação.

Praticar atividades físicas
As são grandes remédios para diversos problemas de saúde, entre eles, a má circulação sanguínea. Tais atividades como a caminhada, natação, praticar alongamentos e fazer musculação ajudam com que o sangue circule mais rápido pelo corpo.

Ao notar dor intensa do tipo opressora ou como um peso no peito, combinada a formigamento ou dor no braço, pode ser sinal de angina ou infarto. Nessa situação, vá ao pronto-socorro mais próximo. Além dessa emergência cardiovascular, há outros cenários que pedem avaliação médica para tratar agravos à saúde.

A trombose é a formação de coágulos no interior das veias, bloqueando a circulação do sangue que retorna para o coração. No braço, a trombose causa dor, inchaço importante, vermelhidão e dificuldade de mexer os músculos. Muitas vezes, as veias do braço e do ombro ficam mais saltadas.

Formigamento até os dedos das mãos; Sensação de choque; Perda de força.

Comer frutas, verduras e legumes diariamente fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e ativa a circulação. Também é muito importante manter-se hidratado, bebendo de dois a três litros de água por dia. A hidratação ajuda o organismo a eliminar as toxinas e melhorar a circulação.

Pode ser consequência de uma compressão de um nervo ou da medula espinhal da coluna vertebral na região cervical. Pode ser por um traumatismo agudo ou crônico de alguma das estruturas que compõem essas regiões, ou seja, músculos, tendões, articulações, nervos, vasos sanguíneos e pele.

O primeiro sintoma da má circulação, e também o mais comum, são as dores nas pernas. Elas atingem principalmente a panturrilha e podem ser sentidas mais intensamente durante o caminhar. Isso se explica pelo fato de que, enquanto nos movimentamos, precisamos de nutrientes que são levados pelo sangue até os músculos.

O ultrassom Doppler é um teste que usa ondas sonoras de alta frequência para medir a quantidade de fluxo sanguíneo nas artérias e veias, geralmente aquelas que fornecem sangue aos braços e pernas.

Dor no braço pode surgir após esforços manuais novos ou repetitivos. A dor no músculo do braço é a dor muscular tardia, que é sentida com rigidez nos músculos, sensibilidade ao toque e redução da capacidade de gerar força.