Como proteger o estômago da quimioterapia?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Tente ingerir de 8 a 10 copos de água entre as refeições, evitando a desidratação. Isso também reduz a pressão no estômago, ajudando a amenizar enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico. Além de água, o paciente também pode consumir sucos naturais.

Omeprazol e quimioterapia podem melhorar taxa de resposta em pacientes com câncer de mama. Um novo estudo apresentado na reunião virtual de 2020 da Sociedade Americana de Oncologia Clínica afirma que o omeprazol pode ser uma adição útil ao tratamento do câncer de mama triplo negativo.

Purês, iogurtes, gelatinas e queijos cremosos também podem ajudar a enfrentar este efeito. 6. A higiene pessoal deve ser redobrada durante o tratamento e situações como a exposição a arranhões de animais domésticos, por exemplo, devem ser evitadas.

6 Dicas para Melhorar Os Efeitos da Quimioterapia

  1. Reduza as náuseas e vômitos. As náuseas e vômitos são os efeitos colaterais mais desagradáveis e também mais comuns. ...
  2. Melhore o seu apetite. ...
  3. Cuide da sua alimentação para evitar a diarreia. ...
  4. Trate a constipação. ...
  5. Controle o peso corporal. ...
  6. Evite a sensação de plenitude.

Suco para aliviar sintomas da quimioterapia
São elas: Abacaxi com gengibre e hortelã, para náuseas. Mamão com laranja, para constipação. Caju ou goiaba, para diarreia.

O omeprazol (ou outros “prazóis” da mesma família) é o melhor medicamento para o tratamento da doença do refluxo. Por causar o bloqueio da produção de ácido, o líquido do estômago que reflui causa menor agressão. Dessa forma, ele controla a inflamação do esôfago.

Além de água, o paciente também pode consumir sucos naturais. Devem ser evitadas bebidas com cafeína, como refrigerantes, café, chá mate, chá preto ou chá verde.

Antes da quimioterapia
O ideal é não estar de jejum e antes da sessão de quimioterapia, consumir alimentos leves, como frutas, ovos mexidos e chá. Evite alimentos inflamatórios como os industrializados e açúcares refinados.

Evite banhos demorados e muito quentes; Use hidratantes ou óleo de amêndoas; Evite se expor ao sol, pois o sol pode provocar manchas na pele nos pacientes em quimioterapia; Use sempre protetor solar antes de sair de casa (no mínimo, fator de proteção solar de 30).

As gorduras boas são as provenientes de azeites, além de abacates e oleaginosas como a castanha. A castanha é rica em selênio, esse mineral melhora o sistema imunológico do paciente, além de auxiliar no processo de cicatrização. O consumo de até 2 castanhas por dia pode ajudar a melhorar a imunidade.

Além da silimarina, também é muito utilizado em pessoas que estão fazendo quimioterapia um aminoácido chamado de metionina. Sua função é ajudar a diminuir o infiltrado de gordura no fígado e, consequentemente, diminuir a perda do apetite.

Hortelã: A hortelã é conhecida por seus efeitos antieméticos, o que significa que pode ajudar a reduzir náuseas e vômitos. Além disso, a hortelã tem um sabor refrescante que pode ajudar a aliviar a boca seca ou a sensação de gosto ruim que às vezes acompanha a quimioterapia.