Qual o magnésio que dá sono?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O bisglicinato de magnésio, por exemplo, está ligado ao aminoácido glicina e, segundo um estudo, este tipo de magnésio é normalmente recomendado para dormir.

Conheça o Magnésio Dimalato: o melhor para insônia
São essas últimas características que fazem do magnésio dimalato uma estratégia interessante para ter noites de sono mais tranquilas e produtivas. O magnésio é capaz de aumentar a quantidade de neurotransmissores como a serotonina, considerado o hormônio da felicidade.

O mecanismo de ação em que o magnésio atua na melhora do sono é através do aumento da secreção de melatonina, estimulando a atividade da serotonina N-acetiltransferase, enzima chave na síntese de melatonina, e atuando como um agonista do ácido γ-aminobutírico (GABA – indutor do relaxamento e do sono).

A principal diferença entre o magnésio quelato e o dimalato está no elemento que o mineral está associado na sua forma química. No caso do magnésio quelato, um aminoácido ou composto orgânico pode estar protegendo o magnésio. Já no magnésio dimalato, é o ácido málico que protege o mineral.

O suplemento pode ser consumido à noite e tem diversos benefícios para a melhora da qualidade do sono.

O melhor tipo de magnésio para o sono são os orgânicos. Esse grupo compreende diversas formulações de suplemento, mas são os que proporcionam menor risco de efeitos adversos.

A técnica infalível para conciliar o sono é a respiração 4-7-8 ou “respiração relaxante”: inspirar durante 4 segundos, prender a respiração durante 7 segundos e exalar de modo lento e profundo durante 8 segundos. Com esta técnica se reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse, e é mais fácil relaxar.

A evidência científica sobre a relação entre magnésio e sono
Embora exista uma teoria de que o magnésio pode melhorar a qualidade do sono, estudos científicos ainda não comprovaram de forma conclusiva essa relação.

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

3. Magnésio orgânico. Os compostos orgânicos de magnésio possuem maior solubilidade e melhor absorção pelo organismo.

Os benefícios da suplementação de magnésio podem ser obtidos logo após os primeiros dias de uso.

De forma bem simples, o magnésio malato é mais indicado para melhor produção de energia, auxilia na absorção de cálcio, combate caibras e fraqueza muscular. Já o mágnesio dilamato é mais indicado para dor por ex: fibromialgia, fadiga, melhora da TPM.