Quem tem problema de gases pode comer banana?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Frutas com grande potencial de fermentação também devem ser consumidas em baixa quantidade - a depender do desconforto trazido pelos gases. Algumas delas são: bananas, ameixas, caju, goiaba, morango, melancia. Ingerir alimentos gordurosos ou fritos também podem aumentar a formação dos gases.

Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases. Probióticos.

Depende da variedade. A banana nanica ajuda a soltar o intestino, enquanto a prata e a maçã prendem.

Se acha que é sensível aos compostos das bananas, uma maneira de reduzir potencialmente seus efeitos indutores de gases é comer porções menores. Por exemplo, em vez de comer uma banana grande inteira de uma vez, coma um terço ou metade dela.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Consumir alimentos fermentáveis: Alguns grupos alimentares demoram mais para serem digeridos, como o feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Ansiedade: O transtorno pode acelerar a digestão no intestino, facilitando a produção e aumento dos gases.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases.

Bananas também têm fibra solúvel, que pode aliviar ou prevenir a constipação, que pode causar inchaço. Se você não é capaz de eliminar o desperdício no trato gastrointestinal, você fica 'cheio', por assim dizer, o que pode levar a uma aparência inchada.

Maçã A maçã é uma fruta bastante popular, rica em fibras, vitamina C e antioxidantes. Porém, a frutose e o alto teor de fibras que são fermentados no intestino grosso podem causar gases e inchaço em algumas pessoas.

De acordo com informações da Fundação Internacional para Distúrbios Gastrointestinais (IFFGD, sigla em inglês), os ovos fazem parte do grupo de alimentos formadores de odor. Entretanto, ao contrário do que se pode imaginar, ele também está incluso na categoria dos alimentos menos propensos a provocar gases.

Isso porque a fruta contém tanto fibras solúveis quanto frutose e ambos podem causar os gases. A decomposição das fibras no intestino grosso cria gases, especialmente se a pessoa consome uma quantidade maior do que aquela à qual o corpo está acostumado.

Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

Chás de erva-doce, camomila, hortelã e funcho são boas opções, pois ajudam na digestão e na manutenção da saúde da flora intestinal. Além desses chás, há benefícios no consumo de: Frutas. Consumir frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo dos gases.