O que acontece se não tratar a fibrose?
A fibrose se torna uma complicação, assumindo tamanhos maiores e gerando mais incômodo, quando a cirurgia causa lesões às células. Com isso, surgem nódulos, endurecimento da pele, desconforto, além de dificuldade no movimento. Quando há essas lesões às células, ocorre uma reação inflamatória, inchaço e roxo.
Quando a fibrose não sai
Se este tecido estiver muito desorganizado, preso, repuxando, com o passar dos meses ele não apresentará melhora. Uma vez constituída e instaurada, a fibrose não sofrerá alteração, ou seja, a fibrose não desaparece.
O que piora a fibrose
A idade é um fator importante que pode levar a doença. Os pacientes com fibrose idiopática, no geral são adultos de meia idade e idosos. Tabagismo é outro importante fator de risco, além dos pacientes com histórico familiar ou portadores de doenças autoimunes do tecido conjuntivo.
Quanto tempo a fibrose desaparece
A fibrose faz parte desse processo natural de cicatrização interna e normalmente não causa problemas para as pacientes, desaparecendo após alguns meses.
O que fazer para se livrar da fibrose
Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:
- Evitar esforço físico.
- Usar a cinca conforme orientação médica.
- Fazer drenagem linfática.
- Fazer sessões de endermologia.
O que dissolve fibrose
A técnica fisioterapêutica chamada liberação funcional Tecidual (LTF) pode ser indicado para melhorar a fibrose. A Radiofrequência, também pode ser uma grande aliada quando realizada na fase de cicatrização indicada ideal, por proporcionar a absorção e remodelação do tecido com cicatriz.
É possível reverter fibrose
Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.
Como amolecer a fibrose
A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.
Como fica a pele com fibrose
A fibrose se torna uma complicação, assumindo tamanhos maiores e gerando mais incômodo, quando a cirurgia causa lesões às células. Com isso, surgem nódulos, endurecimento da pele, desconforto, além de dificuldade no movimento.
Como viver com fibrose
Faça atividades regulares, como caminhada, alongamento e outros exercícios que não exijam muito da sua condição física. O objetivo é manter as funções dos músculos do seu corpo, que podem se comprometer por causa do sedentarismo e do efeito no uso de alguns medicamentos.
Tem cura para fibrose
A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura. Ela se manifesta, principalmente, no aparelho respiratório e no pâncreas.