Quem tem fibrose pulmonar pode namorar?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Sim! Sexo é uma prática deliciosa e saudável. Todos nós, com FC ou com dor no dedão do pé, devemos tomar sempre cuidado com as DST´s! Usem camisinha, sempre!

Entre eles a exposição a toxinas nocivas, algumas condições médicas, medicamentos e até mesmo tratamentos, como a radioterapia. Alguns fatores ambientais e ocupacionais podem provocar danos aos pulmões. Por exemplo, sílica, asbesto, berílio, tungstênio entre outros.

Por ser genética, a fibrose cística não é transmissível, embora um fibrocístico não possa ter contato com outro, já que o acúmulo de muco causado pela doença facilita infecções causadas por bactérias. “Os pacientes não devem ficar juntos, mesmo que duas crianças com fibrose cística tenham a mesma bactéria.

Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.

A fibrose pulmonar não é contagiosa e pode estar associada com outro tipo de doença, como uma alergia respiratória etc.

Os tratamentos estéticos ajudam a reduzir a fibrose, tais como ultrassom, radiofrequência, laser, endermoterapia, drenagem linfática etc.

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual.

Ainda pouco conhecida, a fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma perigosa doença que atinge os pulmões, comprometendo gravemente a função do órgão.

Qual a expectativa de vida de alguém com fibrose pulmonar? O tempo médio de sobrevivência desde o diagnóstico era de três a cinco anos. Mas isso era uma média geral. Hoje em dia, com os novos tratamentos anti-fibróticos, essa expectativa tem aumentado de forma considerável, podendo passar dos 10 anos.

Conforme o processo, o tratamento prescrito pelo médico consiste na utilização do Ofev (Nintedanibe). O medicamento atua contra a progressão da enfermidade e tem capacidade de reduzir o declínio da função pulmonar, impedindo a multiplicação das células que causam a fibrose contínua.