Como é um bebê com fibrose cística?
Os sintomas característicos incluem inchaço abdominal, fezes amolecidas e baixo ganho de peso, assim como tosse, sibilos e infecções frequentes das vias respiratórias por toda a vida. O diagnóstico é baseado em resultados do teste de suor e/ou exames genéticos.
Como saber se o bebê está com fibrose cística
A fibrose cística pode ser identificada através do Teste do Pezinho e diagnosticada através de exames genéticos. O teste deve ser realizado em amostras colhidas em até 30 dias de vida do recém-nascido.
O que causa fibrose cística em bebê
A fibrose cística é uma doença que faz parte do grupo de disfunções genéticas. Devido a um gene defeituoso, a proteína produzida por ele faz com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o normal.
Quando a fibrose cística se manifesta
Apesar de ter tratamento, a fibrose cística é irreversível e se manifesta nos primeiros anos de vida.
O que acontece com quem tem fibrose cística
Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.
Qual idade descobre fibrose cística
A maioria das crianças com fibrose cística é diagnosticada até os dois anos de idade. Um número menor, no entanto, só é diagnosticado com 18 anos ou mais. Esses pacientes geralmente têm uma forma mais branda da doença.
Quando o Teste do Pezinho da alterado para fibrose cística
De maneira geral, quando a dosagem de cloreto no suor é igual ou maior que 60 mmol/l em duas amostras, o diagnóstico positivo para Fibrose Cística é confirmado.
Quem tem fibrose cística pode ter uma vida normal
Com expectativa de vida de aproximadamente 40 anos, as pessoas que sofrem de fibrose cística podem ter de lidar com diversas limitações caso não tratem adequadamente a condição. Embora não haja cura, o acompanhamento médico e tratamentos oferecidos garantem uma vida sadia e praticamente livre de restrições.
Qual o tipo de fibrose mais perigosa
Ainda pouco conhecida, a fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma perigosa doença que atinge os pulmões, comprometendo gravemente a função do órgão.
O que acontece quando da alteração no Teste do Pezinho
É importante ressaltar que o “Teste do Pezinho” é apenas um teste de triagem. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, de exames confirmatórios.
O que uma pessoa com fibrose cística não pode fazer
“Pessoas com fibrose cística não podem se misturar, então temos que ter muito cuidado. Quando um tem uma infecção, eles não podem se beijar nem compartilhar algum objeto que eles estejam usando”, completou.
Quem tem fibrose cística deve ou não pode ter filho
Mulheres com fibrose cística têm o muco cervical mais espesso e podem também desenvolver questões ovulatórias devido a desnutrição. Entretanto, a maioria das mulheres diagnosticadas com a doença são férteis e podem engravidar se não usarem métodos contraceptivos.
Porque pessoas com fibrose cística não podem ficar perto
Por ser genética, a fibrose cística não é transmissível, embora um fibrocístico não possa ter contato com outro, já que o acúmulo de muco causado pela doença facilita infecções causadas por bactérias. “Os pacientes não devem ficar juntos, mesmo que duas crianças com fibrose cística tenham a mesma bactéria.
Como é a respiração de quem tem fibrose cística
A fibrose cística é uma doença genética e rara que consiste na produção de secreções mais espessas do corpo humano. Quase a totalidade desses pacientes apresentam-se com tosse crônica produtiva e falta de ar que são sintomas muito comuns.