Quando a cicatriz fica dura?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

A cicatriz hipertrófica é marcada pelo tamanho e grossura, ultrapassando o plano normal da pele e formando um relevo que pode, ou não, apresentar coloração diferente da tonalidade da derme. Essas cicatrizes podem apresentar um aspecto endurecido, visto que são formadas por um excesso de fibras e colágenos na região.

Gel de silicone é um importante aliado no tratamento de cicatrizes em geral. No caso do tratamento para aderência, os médicos costumam indicar o uso de produtos cicatrizantes no pós-operatório para ajudar na formação do colágeno do tipo 1, bem como na prevenção do surgimento da retração na construção da nova pele.

Se o corpo não reabsorver o seroma e ele não for extravasado, ele pode endurecer por trás da pele. Nesse caso, se torna um seroma encapsulado, que prejudica a aparência da cicatriz.

Geralmente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo. Muitas cicatrizes, inicialmente inestéticas, tornam-se aceitáveis após um período variável de três a 18 meses ou mais. Isso é um processo natural de evolução da cicatriz.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.

Normalmente, as fibroses diminuem de forma natural com o passar do tempo, após 60 ou 90 dias.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

Isso acontece devido a cicatriz gerada após uma incisão que em algum ponto não cicatrizou adequadamente. Assim, nota-se o surgimento de um nódulo na incisão ou próximo a ela. Em geral, a causa do problema está associada à prática prematura de exercícios ou outros tipos de esforço físico após a cirurgia.

Quando o processo de cicatrização não é bem realizado ou há muito esforço na região, intestino e até mesmo gordura podem penetrar no local e criar o abaulamento. Há ainda, interferências que vão além da má cicatrização da ferida operatória.