Quantas sessões para tirar fibrose?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Quantas sessões são necessárias para tratar fibrose? Depende. Cada corpo responde de uma forma, mas normalmente não há necessidade de muitas sessões. Ótimos resultados são alcançados de três a oito atendimentos.

Normalmente, as fibroses diminuem de forma natural com o passar do tempo, após 60 ou 90 dias.

Uma das técnicas mais indicadas é a Terapia Híbrida (Hybrius), através da Radiofrequência. No caso da fibrose, o Hybrius tem capacidade de estimular a circulação sanguínea local e proporcionar um rearranjo nas fibras de colágeno. Além disso, há uma renovação celular, melhorando o aspecto da pele.

Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual. Também tecnologias como a radiofrequência e o ultrassom melhoram a mobilidade do tecido da cicatriz, diminuindo ondulações.

A infusão de ozônio (ozonioterapia) e gás carbônico (Carboxiterapia) em fibroses abaixo da pele, ajuda na recuperação por melhorar a circulação e estirar a fibrose. A técnica fisioterapêutica chamada liberação funcional Tecidual (LTF) pode ser indicado para melhorar a fibrose.

Se este tecido estiver muito desorganizado, preso, repuxando, com o passar dos meses ele não apresentará melhora. Uma vez constituída e instaurada, a fibrose não sofrerá alteração, ou seja, a fibrose não desaparece.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Conforme o processo, o tratamento prescrito pelo médico consiste na utilização do Ofev (Nintedanibe). O medicamento atua contra a progressão da enfermidade e tem capacidade de reduzir o declínio da função pulmonar, impedindo a multiplicação das células que causam a fibrose contínua.

A téc- nica estimula a desnaturação do colágeno, com consequente contração das fibrilas e neocolagênese, além de aquecer os septos fibroses [11] e ter ação fibrinolítica, melhorando a fibrose na derme [12].

Os corticoides são medicamentos indicados para pacientes com este problema, pois atuam como anti-inflamatórios. Com o seu uso, o indivíduo consegue respirar com mais facilidade e ter melhor qualidade de vida, no geral.

A fibrose é resultado de uma reação inflamatória na formação de uma cicatriz interna. As células lesionadas provocam excesso de proteínas e os fibroblastos passam a produzir colágeno em excesso, tornando a região volumosa, sem elasticidade e sensibilidade.

Devido à sua ação anti-inflamatória, o ultrassom é muito usado na fisioterapia dermato-funcional para recuperações de cirurgias plásticas, quando age na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose (cicatriz interna) e, portanto, levando a uma recuperação melhor e mais rápida.

Um dos recursos mais efetivos para o tratamento das fibroses é a terapia manual, que atuará modificando a estrutura do colágeno cicatricial, afetando diretamente a orientação e o metabolismo da matriz extracelular (nome dado à região nos nossos tecidos composta por várias estruturas, entre elas, o colágeno).