Quem tem excesso de ferritina pode doar sangue?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Por outro lado, pessoas com ferritina inferior a 20 ng/mL devem abster-se de doar sangue. No organismo, o sangue é o tecido que mais contém ferro, mas o excesso de ferro causa problemas de saúde e pode trazer terríveis conseqüências.

O candidato que apresente níveis de Hb igual ou maior que 18,0g/dL ou Ht igual ou maior que 54% será impedido de doar e encaminhado para investigação clínica. Pessoas portadoras de anemia hereditária (transmitida de pais para filhos) não podem doar sangue.

O excesso de ferro no organismo pode se acumular em vários órgãos, resultando em complicações como, por exemplo, aumento da gordura no fígado, diabetes, artrite, cirrose, palpitações cardíacas, e mais. Esse acúmulo também pode acelerar o processo de envelhecimento devido ao acúmulo de radicais livres nas células.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

12. você nunca poderá ser doador de sangue se:
» tem doença de chagas. » recebeu enxerto de duramater. » teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia. » tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado.

“Hemocromatose” é o termo que designa um distúrbio do sangue, genético e hereditário, caracterizado pelo excesso de ferro no organismo, que resulta em acúmulos e lesões nos tecidos corporais do paciente.

Por carta registrada, o doador com algum resultado alterado nos exames laboratoriais é convocado para ser esclarecido e para coletar nova amostra.

Quando a ferritina é preocupante? De modo geral, sempre que a ferritina ultrapassar seu limite (>200 μg/L em mulheres ou >300 μg/L em homens) é cabível investigação. Entretanto, quando o excesso de ferro também é identificado, é preciso maior atenção.

Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.

EXJADE é usado para tratar a sobrecarga de ferro causada por transfusões de sangue. Pode ser usado para tratar adultos, adolescentes e crianças com 02 anos de idade ou mais.