Quais os alimentos que impedem a absorção de ferro?

Perguntado por: vreal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 18 votos

Alimentos ricos em cálcio (leite, iogurte, queijo, requeijão, sorvete cremoso, flans, pudim e musses) e em oxalatos de cálcio (espinafre, beterraba e brócolis) diminuem a absorção de ferro e devem ser evitados na mesma refeição que os alimentos ricos em ferro.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Podem ser consumidos 2 horas antes ou depois dos alimentos ricos em ferro: Café e chá (taninos) Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio)

Consuma vitamina C
O consumo de vitamina C, presente em frutas cítricas e vermelhas, aumenta a absorção de ferro no organismo - sobretudo o ferro de origem vegetal. A vitamina C é um grande aliado, pois aumenta a biodisponibilidade do ferro ao transformar o íon férrico em íon ferroso (que tem uma absorção muito maior).

Certas condições médicas, como doença celíaca, doença de Crohn, ter feito cirurgia bariátrica e o uso de alguns medicamentos, como antiácidos, podem afetar a capacidade do corpo de absorver o ferro dos alimentos. A deficiência de ferro pode ter múltiplas causas e cada caso deve ser avaliado individualmente.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Alimentos ruis para anemia

  • Laticínios. Apesar de serem excelentes fontes de cálcio, importante para a saúde dos ossos, seu consumo em paralelo com a refeição principal vai atrapalhar a absorção de ferro. ...
  • Chá-preto e chá-verde. ...
  • Álcool.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

vitamina C

Contexto: Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).

Medicamentos contendo alumínio, magnésio ou citrato de bismuto diminuem a absorção de ferro. O uso concomitante com cimetidina, omeprazol, metildopa, também reduz a absorção do ferro, enquanto que o álcool favorece sua absorção.

Quando a ferritina é preocupante? De modo geral, sempre que a ferritina ultrapassar seu limite (>200 μg/L em mulheres ou >300 μg/L em homens) é cabível investigação. Entretanto, quando o excesso de ferro também é identificado, é preciso maior atenção.

A absorção do ferro, de uma maneira geral, ocorre em nível de intestino delgado, especialmente no duodeno, porém, tem sido relatado na literatura científica que o intestino grosso também possui capacidade absortiva de alguns minerais.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

A anemia ferropriva é a principal doença causada pela falta de ferro no organismo. Ela é caracterizada pela redução de hemoglobina e hemácias, células sanguíneas encarregadas de transportar oxigênio pelo corpo. Há também a anemia falciforme, uma doença de ordem genética que causa anormalidades nos glóbulos vermelhos.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.