Porque café da enxaqueca?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

O que acontece é que um dos efeitos da cafeína no organismo é a vasodilatação, ou seja, o aumento do tamanho dos vasos sanguíneos. Essa dilatação provoca a contração muscular por conta da maior quantidade de sangue fluindo pelo corpo e é essa contração que causa a dor de cabeça.

Cuidado com a Cafeína!
Se você sofre de enxaqueca, o cuidado com a substância deve ser redobrado, uma vez que esta tem potencial de agravar o quadro e o risco de cronificação da doença. A recomendação é consultar um neurologista de confiança e verificar se a cafeína está entre os gatilhos para as suas dores.

Alimentos que auxiliam no controle da crise de enxaqueca:
Alimentos como a banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz, feijão e granola contêm essa substância; Os anti-histamínicos inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor.

A cafeína anidra é amplamente encontrada em comprimidos analgésicos em conjunto com substâncias associadas ao tratamento da dor de cabeça, como ibuprofeno e paracetamol. Isso se deve à ação antinociceptiva intrínseca da cafeína, ou seja, sua capacidade de inibir a sensação de dor.

Alguns fatores são descritos como desencadeantes nas crises de enxaqueca, que são: o estresse, a menstruação, o tabagismo, o uso de anticoncepcionais, a privação do sono, o jejum, alimentação inadequada, o consumo de bebida alcoólica, tensão, alto consumo de cafeína e alterações hormonais, no caso das mulheres, o ...

Frequentemente, é agravada pela atividade física, luz, sons ou odores e acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade a sons, luz e/ou odores. Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores.

– alimentos como chocolate, frutas cítricas, alimentos muito gelados (sorvetes), nozes, alimentos gordurosos, condimentados, ricos em glutamato monossódico (presente em salgadinhos, molhos, adoçantes), podem agravar as enxaquecas; – causas genéticas.

Álcool e alimentos industrializados: bebidas alcoólicas, café, chocolate, queijos amarelos, enlatados e embutidos possuem um conservante em comum que pode provocar enxaqueca. Porém, portadores do problema não precisam evitar todos estes produtos completamente.

Pode ser ótimo incluir na sua rotina atividades como meditação, yoga ou musicoterapia, por exemplo. As massagens relaxantes também podem ser muito boas, inclusive durante as crises, pois elas ajudam a melhorar a circulação, o que pode aliviar a dor. Quer saber mais sobre a enxaqueca?

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.