Quantas calorias um Endomorfo deve consumir para emagrecer?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O ideal é consumir 500 calorias a menos do que você precisa em um dia. Confira aqui como calcular quantas calorias você deve consumir por dia. Esse tipo de abordagem não serve apenas para o endomorfo que deseja emagrecer. Caso não esteja com sobrepeso ou obesidade, uma dieta hipocalórica ajudará na definição muscular.

Para ficar mais fácil o seu cálculo, vamos utilizar hoje uma fórmula em que a pessoa deve multiplicar seu peso corporal pelos números abaixo, de acordo com seu objetivo: Perda de peso: 26 a 30 kcal/kg de peso. Manutenção de peso: 30 a 35 kcal/kg de peso. Ganho de peso: 39 a 44 kcal/kg de peso.

A dieta para ganho de massa muscular para quem possui o biotipo endomorfo, deve priorizar os alimentos naturais, como vegetais, frutas, cereais integrais e manter a ingestão de 1,6 g/Kg de peso corporal de proteínas magras por dia, que devem ser distribuídas em todas as refeições.

Sendo assim, quando se trata de uma dieta para endomorfo, a recomendação é que apenas 25% de suas calorias diárias venham de carboidratos, 40% de suas calorias de gorduras saudáveis e 35% de fontes de proteína magra. Essa é uma dieta equilibrada. Além disso, endomorfos não tem uma boa sensibilidade à insulina.

Indivíduos com biotipo de endomorfo possuem uma qualidade bem interessante, que é a capacidade de ganhar massa muscular com uma certa facilidade, porém esse mesmo indivíduo possui uma desvantagem, que é a capacidade de ganhar gordura corporal também com uma certa facilidade.

Proteínas. O metabolismo do endomorfo trabalha bem com as proteínas dos alimentos, por isso não há tanta necessidade de suplementação, como ocorre com o ectomorfo por exemplo. Para endomorfos que fazem musculação, o consumo de proteínas pode contabilizar até 50% de suas calorias diárias.

Regularidade: A frequência desses exercícios para pessoas com o biotipo endomorfo são de, no mínimo, três vezes por semana para que os músculos possam se recuperar das microlesões causadas pelo treino.

Os endomorfos, assim como os demais biotipos, devem evitar frituras, produtos de leite integral e limitar sua ingestão de carne vermelha, aves com pele e manteiga para diminuir a ingestão de gordura saturada.

Treinamento aeróbico para endomorfos:

  • Faça treinos de cardio ao menos 3x por semana durante 20-30 minutos na sua zona alvo de frequência cardíaca.
  • Se possível, opte por exercícios aeróbicos de baixo impacto para preservar os joelhos (natação, ciclismo, caminhada, trilhas, elíptico).

Para o endomorfo, treino aeróbico deve fazer parte da rotina. Com ele, é possível obter um maior gasto calórico e, consequentemente, reduzir o percentual de gordura corporal. Para manter o treino aeróbico com constância, uma ideia é inserir pelo menos 30 minutos de corridas, caminhadas ou bicicletas por dia.

Endomorfo (figura à direita)
- O corpo é mais arredondado, com acúmulo de gordura na região abdominal. - Esse perfil acumula gordura com mais facilidade. - Têm que regular mais a alimentação que os demais.

Os biotipos corporais são nada mais do que um termo criado para definir os três principais físicos humanos. São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados.

Suplementos termogênicos apresentam efeitos muito positivos em relação à dieta para endomorfo, já que eles ajudam na redução de gordura corporal. Assim, com uma rotina de exercícios físicos, é possível desenvolver os músculos da melhor maneira para alcançar a hipertrofia desejada.