Qual médico ir em caso de DST?

Perguntado por: ahilario9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Por isso, o urologista deve ser consultado. Ele é o especialista mais indicado para estes casos. As doenças mais comuns são: gonorreia, hepatite B, HPV e Sífilis. O médico poderá pedir exames para fazer o diagnóstico doença.

O tratamento de um DST não é tão simples quanto parece, e dependendo de sua gravidade, como é o caso da Aids, seu tratamento pode durar o resto da vida. As mulheres devem procurar um Ginecologista para exames preventivos e no caso do homem, o médico indicado é o Urologista.

Você pode ir até uma clínica especializada ou marcar uma consulta com seu médico de confiança. Os profissionais de saúde são treinados para te ouvir e ajudar. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento e tratamento gratuitos.

Basta solicitar o exame na unidade de saúde mais próxima e não precisa de encaminhamento médico.

– Quando solicitar: O exame pode ser realizado a partir de 3 semanas após a relação suspeita e também dentro de um período de 3 meses.

Teste de DSTs - R$178,00 - Labi Exames.

O teste rápido é um método diagnóstico realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O teste é gratuito, realizado de maneira sigilosa e o resultado é liberado em torno de 30 minutos, sem necessidade de pedido médico.

Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibiótico. O tratamento para as formas não complicadas é habitualmente feito com Ceftriaxona intramuscular na dose de 250 mg. Esse esquema tem taxa de cura de 99%.

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

primária: ocorre entre 10 e 90 dias após a infecção e consiste no aparecimento de uma ferida no pênis, no ânus e/ou na boca; secundária: aparece após 6 semanas a 6 meses da cicatrização da ferida anterior. Nessa etapa, há o aparecimento de manchas pelo corpo, e. terciária: surge entre 1 e 40 anos após a infecção.

Confira a seguir.

  • HIV. A melhor maneira de detectar o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que permanece no corpo por toda a vida uma vez contraído, é através de uma amostra de sangue. ...
  • Hepatite B. A hepatite B é uma doença infecciosa que afeta o fígado e é causada pelo vírus B da hepatite (HBV). ...
  • Herpes. ...
  • Sífilis.

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

Não importa se você fez sexo uma vez ou 100 vezes. ISTs podem ser passadas através de sexo sem proteção (sem camisinha) por vias anais, vaginais, orais, contato genital e compartilhamento de brinquedos sexuais.

Exame completo para DST
Ele costuma ser feito com amostras de sangue e urina, mas também pode ser realizado com coletas de materiais das secreções ou lesões. O resultado demora alguns dias. No check-up anual, alguns médicos costumam pedir um exame completo para DST.