Quais são as DST que causam feridas?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Os tipos de feridas são muito variados e podem se apresentar como vesículas, úlceras, manchas, entre outros; Podem ser manifestações da sífilis, herpes genital, cancroide (cancro mole), donovanose e linfogranuloma venéreo.

Mas, como saber se estou com alguma DST?

  1. o aparecimento de feridas;
  2. vermelhidão no aparelho reprodutor;
  3. inchaço, corrimentos;
  4. bolhas e verrugas nos genitais.

Herpes. Inicialmente, produz pequenos pontos avermelhados na pele da região genital, que, apesar de não doerem, costumam coçar bastante. No entanto, depois de algum tempo, começam a se tornar doloridas.

Algumas DSTs, como herpes genital, HIV e sífilis podem se manifestar em forma de erupções cutâneas, inchaços, verrugas ou feridas abertas que podem tornar a doença insuportável devido à necessidade constante de coceira e também pela dor causada.

HERPES GENITAL
Causado por vírus e pode acarretar lesões, que iniciam com pequenas vesículas (bolhas), que ao se romperem formam feridas dolorosas. É mais frequente na região labial (Herpes tipo 1) e nos genitais (pênis, vagina, vulva, ânus) (Herpes tipo 2).

Quais os sintomas? A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus, podendo estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha. Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial.

Surgem lesões rosadas, em formas de pápulas, que podem atingir toda a superfície do corpo.

HIV e AIDS
AIDS é a DST mais graves, e é produzido por HIV. Este vírus infecta e destrói as células do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra infecções.

Durante o segundo estágio da sífilis, pode aparecer uma erupção cutânea disseminada. Ao contrário das erupções da maioria das outras doenças, essa erupção cutânea geralmente aparece na palma das mãos ou na planta dos pés.

“As lesões desse estágio são parecidas com uma reação alérgica, porém é como se fosse uma 'alergia' que não dói e não coça. Nós temos 'olhos treinados' para reconhecer a doença, além analisar clinicamente ainda dispormos de exames como: VDRL, FTA-abs e exame de campo escuro microscopia, para confirmar o diagnóstico”.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

Sintomas

  1. corrimento amarelado ou claro;
  2. sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais;
  3. dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).

Após décadas de automedicação prolongada, a bactéria sofreu mutações decorrentes do mal-uso do antibiótico, que a fortaleceram e impossibilitaram o uso da penicilina benzatina no tratamento da gonorreia. Por isso, atualmente, utiliza-se em geral uma injeção de ceftriaxona e azitromicina em dose única.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

Causadas por vírus, algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) não têm cura. Elas são transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem preservativo. As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes.