É possível pegar alguma DST pelo sabonete?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

É possível sim, contrair a IST (Infecção Sexualmente Transmissível) com o hábito de dividir o sabonete em barra porque é um vírus, e assim como as bactérias e os fungos, eles podem ser transmissíveis pelo uso repartido do objeto".

Compartilhar o sabonete com outras pessoas, por exemplo, não é uma atitude recomendada por infectologistas. “Dividir o sabonete só se for líquido, porque não tem contato direto. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra”, alerta a infectologista Angela Silva.

Por esses motivos, o hábito de dividir o sabonete pode causar doenças na pele, como dermatites, foliculites, micoses e furúnculos — fora as outras possíveis infecções bacterianas. Se contaminar dessa forma não é simples, pois a pele protege de boa parte dos fungos e bactérias.

O grande perigo: muitas verrugas são tão pequenas, que não são percebidas pelas pessoas. Dos outros 10% dos casos de transmissão se encarrega o uso comum de objetos com alguém que tem condiloma: toalhas, roupas íntimas e até sabonete estão na lista.

Sim, há algumas doenças e infecções que podem ser adquiridas por meio não sexual. É necessário ter cuidado com uso de banheiros coletivos e compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e peças íntimas.

É possível sim, contrair a IST (Infecção Sexualmente Transmissível) com o hábito de dividir o sabonete em barra porque é um vírus, e assim como as bactérias e os fungos, eles podem ser transmissíveis pelo uso repartido do objeto".

Em conversa com Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, este mito foi revelado. Não, não é possível contrair DST em banheiros públicos! Ela explica o por quê: “Como o próprio nome diz, essas infecções são transmitidas por contato sexual.

Porém o sabonete em barra possui um pH mais alcalino, o que pode oferecer uma chance de irritação de ressecamento da pele. Contudo, as formulações de sabonetes líquidos que usam tensoativos da família dos sulfatos podem causar alergias na pele em algumas pessoas.

Não é recomendado usar sabonetes comuns ou líquidos em todo o corpo de forma excessiva. Isso também compromete a barreira natural da pele. Os mais adequados possuem pH próximo de 5. Esses produtos devem ser aplicados em áreas como mãos, pés e locais com dobras, como axilas, região perianal e genitais.

Agora, se a paciente tem surtos de candidíase, ela não pode usar sabonete íntimo com pH ácido, por exemplo", diz Fairbanks. Sobre o uso, Fairbanks diz que uma vez por dia já é o suficiente.

Importante reforçar que o contágio com HPV não ocorre por contato com objetos, como toalhas e assentos sanitários.

O principal meio de transmissão do HPV é através de contato sexual com pessoas infectadas. Entretanto, a possibilidade de contaminação através de objetos como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras não pode ser descartada.

Quais são os sintomas do HPV no homem? O principal sinal da infecção pelo vírus são as verrugas genitais que têm a aparência similar a de uma couve-flor. Além desse, outros sinais como caroços ou feridas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta também podem indicar que você está infectado.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.