Como saber se um homem está com DST?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Por isso, preparamos este artigo para mostrar a você os 5 principais sintomas de doenças sexualmente transmissíveis comuns em homens.

  1. Sinal amarelo no banheiro. ...
  2. Corrimento anormal no pênis. ...
  3. Dor, sensibilidade e inflamação nos testículos. ...
  4. Fadiga, dores musculares e nas articulações, febre, inchaço dos gânglios linfáticos.

Lesões não dolorosas na área genital, ânus, língua e/ou garganta; Urina escura; urinar a todo momento; fezes mais claras; Pequenas vesículas ou nódulos que se rompem na área genital; Perda de peso, suores noturnos, cansaço inexplicável, infecções raras acontecendo.

primária: ocorre entre 10 e 90 dias após a infecção e consiste no aparecimento de uma ferida no pênis, no ânus e/ou na boca; secundária: aparece após 6 semanas a 6 meses da cicatrização da ferida anterior. Nessa etapa, há o aparecimento de manchas pelo corpo, e. terciária: surge entre 1 e 40 anos após a infecção.

Conversamos com o urologista João Correia dos Santos da equipe QualiMédicos para listar as Infecções Sexualmente Transmissíveis mais comuns nos homens e os sintomas de cada uma delas.

  • Sífilis. Normalmente o primeiro sinal da sífilis é uma ferida pequena e indolor. ...
  • Gonorreia. ...
  • Herpes. ...
  • HPV. ...
  • HIV.

Os testes rápidos para DST são indicados para o diagnóstico do HIV/Aids, hepatite C e sífilis. São realizados a partir de uma amostra de saliva ou gota de sangue. O resultado do teste rápido para DST sai em cerca de 30 minutos.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

HIV e AIDS
AIDS é a DST mais graves, e é produzido por HIV. Este vírus infecta e destrói as células do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo contra infecções.

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução.

Assim como a herpes, a sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), podem ser transmitidas também através do beijo, diz o infectologista Marco Aurélio. “No beijo, geralmente ocorre quando IST está na fase aguda formando feridinhas.

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Teste de DSTs - R$178,00 - Labi Exames.