Qual o nome do exame de sangue que detecta DST?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os exames usados para identificar a clamídia e gonorreia são, sorologia e proteína C reativa (PCR) na urina, lesão ou secreção. É possível identificar a sífilis através de exame de sangue, exame sorológico ou cultura de bactérias (análise das feridas em microscópio).

Os exames de rotina para detecção de doenças sexualmente transmissíveis são indicados especialmente para aqueles que possuem vida sexual ativa. Através dos exames de sorologia para HIV 1 e 2, sífilis e hepatite B e C é possível identificar, monitorar e tratar precocemente as doenças sexuais.

Contudo, o hemograma não detecta gravidez, drogas ou doenças como diabetes, DST e HIV.

O teste rápido de HIV custa R$149,00, e o resultado é disponibilizado em até 1 hora (caso não haja a necessidade de exames complementares).

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.

Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Veja a lista dos CTA aqui. Os exames podem ser feitos de forma anônima nos CTA.

Na investigação das hepatites B e C, são necessários pelo menos 60 dias após o contato inicial com o vírus”, informa a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Secretaria de Saúde do DF, Rosângela Ribeiro.

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

consulta esse exame sai pelo valor de R$211.

O teste rápido é um método diagnóstico realizado a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. O teste é gratuito, realizado de maneira sigilosa e o resultado é liberado em torno de 30 minutos, sem necessidade de pedido médico.

5 sintomas de DSTs no homem

  1. Sinal amarelo no banheiro. ...
  2. Corrimento anormal no pênis. ...
  3. Dor, sensibilidade e inflamação nos testículos. ...
  4. Fadiga, dores musculares e nas articulações, febre, inchaço dos gânglios linfáticos. ...
  5. Bolhas, verrugas ou feridas ao redor do pênis, virilha e reto.

Significado de valores muito elevados da VHS
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada.

O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.

A PCR apresenta diversas vantagens em relação a VHS como marcador inflamatório, além de não sofrer influência de tamanho, forma e número de hemácias. Possui uma depuração mais rápida, sendo mais precoce a detecção da queda de seus níveis (10).