Quem tem enxaqueca pode ficar no sol?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Por isso, se você costuma ter crises de enxaqueca é melhor ficar atento, pois o calor ajuda a torná-las mais frequentes. Nestes dias em que a temperatura vem batendo recordes, a dica é evitar exposição prolongada ao sol e procurar se hidratar bem.

Atra, a claridade do sol nesta época do ano também pode ser um problema. “A maior parte dos pacientes com enxaqueca sofre de fotofobia. Isso os torna extremamente sensíveis à luz”, revela. “Portanto, além do cuidado necessário com a desidratação, essa é mais uma razão para evitar exposição solar prolongada”, afirma.

O clima quente provoca uma maior perda de líquidos do corpo e o desequilíbrio da entrada e saída de sódio e potássio altera o metabolismo, o que acaba desencadeando crises de enxaqueca no calor.

Pode parecer óbvio, mas é bom relembrar que a maioria dos hábitos que prejudicam a sua saúde também podem desencadear enxaquecas: dormir pouco, fumar, exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, trocar refeições balanceadas por lanches de fast-food, levar uma vida sedentária

Para aliviar a enxaqueca recomenda-se repouso em um ambiente com pouca luz, bastante ingestão de água, mergulhar os pés em água morna para relaxar, massagear e colocar gelo na região da têmpora, não ficar sem se alimentar por um longo período, nem utilizar remédios com posologia inadequada.

A vitamina D é fundamental até para o combate das dores causadas pelas cefaleias e enxaquecas. Além disso, também auxilia na saúde cardiovascular, é anti-inflamatória e essencial para músculos e ossos.

Itens como chocolate, carnes processadas, gorduras, frutas cítricas, bebidas alcoólicas ou com cafeína, laticínios, alimentos com glúten, sementes, oleaginosas, conservas, glutamato monossódico, leveduras e adoçantes artificiais são muito prejudiciais para uma pessoa que sofre de enxaqueca.

Para aliviar as dores de cabeça, tome um banho
Dores de cabeça frequentes podem ser facilmente solucionadas com um bom banho morno. Isso porque a água quente vai ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, bem como a relaxar o corpo, o que pode aliviar a dor de cabeça.

Evitar exposição solar prolongada, manter a hidratação e optar por alimentos mais leves são algumas das atitudes que previnem futuras crises de dor de cabeça e enxaqueca. No verão, crises de dor de cabeça e crises de enxaqueca são mais comuns por conta das altas temperaturas, que ajudam a manifestar o problema.

O que diferencia a enxaqueca crônica da enxaqueca comum é a duração. No caso mais grave, a dor intensa dura por mais de 15 dias e se repete por mais de três meses. Esse tipo de enxaqueca corresponde a 10% dos casos.

Muitas coisas podem desencadear uma crise de enxaqueca. Quando se trata de gatilhos cada pessoa é única. No entanto, alguns gatilhos, como estresse, fadiga e álcool, são mais comuns do que outros. Ao compreender melhor o que pode disparar uma crise, você pode conviver melhor com a enxaqueca.