Quais os sintomas da falta de ferro no organismo?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Se o ferro está baixo no sangue, afeta a formação de hemoglobina que faz o coração trabalhar mais, deixando a pessoa mais cansada. Além desse cansaço, a pessoa pode ficar irritada com mais facilidade, ter muito sono e até desanimada.

Você se sente exausta
No entanto, a deficiência de ferro faz com que menos oxigênio atinja os seus tecidos, deixando seu corpo privado da energia que necessita. Se sua fadiga “normal” é acoplada com sensação de fraqueza, irritação ou incapacidade de se concentrar, o ferro (ou a falta dele) pode ter algo a ver com isso.

Desejos de comer substâncias não alimentares, como papel ou gelo, uma condição conhecida como alotriofagia. Feridas abertas dolorosas (úlceras) nos cantos da boca. Unhas em forma de colher ou quebradiças. Síndrome das pernas inquietas, um distúrbio que causa um forte desejo de mover as pernas.

Se há falta de ferro permamente no corpo, pode experiênciar anemia - anemia de falta de ferro. As consequências disso podem ir desde palidez, dores de cabeça e fatiga até perda de cabelo e unhas quebradiças.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos)

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

Queda de cabelo ou fios fracos e quebradiços; Pele pálida ou interior das pálpebras sem cor; Falta de apetite, alterações no paladar ou língua lisa; Infecções frequentes, devido à baixa da imunidade.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Não, nem toda deficiência de ferro resulta em anemia. Para ser classificada dessa forma, é necessário que, nos exames, a taxa de ferro no sangue, para gestantes de crianças de 6 até 60 meses, seja menor que 11 gramas/dl. A maioria das anemias é de fato causada pelas baixas taxas de ferro no organismo.

O principal exame realizado para identificar a anemia é o exame de sangue, o qual avalia a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Os valores indicativos de anemia são: para homens abaixo de 14g/dL e no caso das mulheres 12 g/dL.