O que tomar no hospital para enxaqueca?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Você pode prescrever aspirina (AAS) 1g, ibuprofeno 400 a 600mg, naproxeno 500 a 750mg, diclofenaco 50 a 100mg, cetoprofeno 100mg, entre outros.

Alguns exemplos dessa classe de remédios são a morfina, codeína, tramadol e oxicodona.

A dipirona IV, na dose de um grama, tem se mostrado eficaz no tratamento da crise de enxaqueca, na sala de emergência, tanto no alívio da dor como nos sintomas associados à enxaqueca, náuseas e vômitos, em percentuais estatisticamente significativos.

Podem ser citados como exemplos o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, o naproxeno sódico, além de remédios associados à cafeína, cuja função é aumentar a velocidade do efeito. Como náuseas e vômitos estão entre os possíveis sintomas da enxaqueca, os anticonvulsivantes também podem ser usados.

Tratamento: Os remédios para enxaqueca são agrupados em duas categorias: medicações para o alívio da dor: antiinflamatórios não esteróides e analgésicos; triptanos; derivados do ergot, como a ergotamina e dihidroergotamina; medicamentos para náusea, tais como a metoclopramida; derivados de opióides.

O tratamento consiste em uma injeção mensal do medicamento erenumab, que bloqueia uma proteína, a CGRP, que é relacionada às crises de enxaqueca. A Novartis explica que a droga pode ser utilizada por pessoas que apresentem quatro ou mais dias de cefaleia por mês.

Dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns da medicina e, na maioria das vezes, não representa problemas graves. No entanto, quando há outros sintomas aliados, é preciso procurar um pronto atendimento, como explica o Dr. Denis Bichuetti, neurologista do HCor.

Corticóides: estão entre os medicamentos mais indicados para crises de enxaqueca. Por exemplo, prednisona que serve para enxaqueca e a dexametasona também; Opióides: esse é um tipo de medicamento para enxaqueca que deve ser utilizado apenas em último caso, pois pode causar dependência e tornar a dor de cabeça crônica.

“O paciente deve procurar o médico na primeira dor de cabeça que ele teve na vida, se essa dor de cabeça for a pior que ele já teve, se essa dor vier associada a outros sintomas: dormência na mão, no pé ou alteração visual”, cita a especialista.

Principais remédios para a enxaqueca
Antidepressivos (Tryptanol e Pamelor): aumentam no cérebro a disponibilidade de serotonina, substância associada ao bem-estar, o que ajuda no combate à dor. Antiepiléticos (Zyvalprex e Topamax): estimulam a fabricação de um neurotransmissor com ação calmante no cérebro, o GABA.