Por que a enxaqueca piora à noite?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Essas luzes também interferem na produção de melatonina durante a noite, hormônio responsável pelo sono e reposição de energias, resultando em mais cansaço e, consequentemente, mais dor de cabeça.

É perigoso dormir com dor de cabeça? A dor de cabeça, como vimos anteriormente, pode ter mais de 100 causas, segundo dados da Sociedade Internacional de Cefaléias. A maioria das dores de cabeça não apresentam riscos graves à vida. Assim, como regra geral, não é perigoso dormir com dor de cabeça.

5 técnicas para passar dor de cabeça

  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Dor de cabeça Contra dores de cabeça, é recomendado dormir de lado com um travesseiro alto alinhado com o ombro, ou deitar de barriga para baixo com um travesseiro bem baixo.

“Faz muito sentido que a dor possa ser controlada em um ciclo circadiano porque o cortisol também é regulado circadiano”, disse em entrevista ao portal IFLScience. “Os pacientes geralmente relatam dor pior à noite, e parte disso ocorre porque o cortisol é mais baixo à noite”, completou.

Dez principais causas de enxaqueca: – preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse; – ficar sem comer. O jejum é o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça.

Ter um travesseiro adequado
A altura e o material corretos previnem que você tensione os músculos dos trapézios e do pescoço. Além de evitar diretamente as cefaleias de tipo tensional e os torcicolos, você ainda vai dormir muito melhor e ter maior bem-estar.

Evite alguns alimentos
Em geral, café, bebidas alcoólicas, carne vermelha, chocolate e alimentos muito processados ou com grandes quantidades de glúten e açúcar podem desencadear crises. Eles não são proibidos, mas vale evitá-los sempre que possível.

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

Alguns exemplos são Sumax, Naramig e Zomig; Antieméticos: são os medicamentos utilizados quando há sintomas incapacitantes da enxaqueca como vômitos e náuseas. Um exemplos é a metoclopramida; Corticóides: estão entre os medicamentos mais indicados para crises de enxaqueca.

Gengibre
O aumento do fluxo sanguíneo cerebral através do gengibre ajuda a diminuir os sintomas da enxaqueca: não só as dores de cabeça, mas também enjoos. É possível consumi-lo na versão em pó, ralada e até como água saborizada ou chá.

A compressa fria é mais eficiente quando se trata de uma dor, que é constante e que pode ser acompanhada de outros sintomas. Isso acontece porque a água gelada da compressa ajuda a contrair os vasos sanguíneos da região e, assim, a diminuir o volume do sangue na cabeça. Isso traz alívio das dores.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos. Mas a verdade é que o atraso da dor só leva a mais sofrimento pelo paciente.