Para que serve o exame de dosagem de ferritina?
O exame de ferritina é uma das avaliações mais importantes no monitoramento da saúde dos pacientes. A razão é simples: esse teste laboratorial pode indicar alterações importantes no organismo, como a anemia ferropriva (por deficiência de ferro). Neste caso, é comum o paciente apresentar níveis baixos de ferritina.
Para que é indicado o exame de sangue ferritina
O exame de ferritina é solicitado quando se realiza investigação de anemia e quando há sintomas de alguma doença que pode ser causada pelos altos ou baixos níveis do nutriente.
Qual o nível de ferritina é preocupante
normais: < 200 ng/mL para mulheres na pré-menopausa e < 300 ng/mL para homens; limite superior a normalidade: < 200 a 300 ng/mL para mulheres na pós-menopausa; acima de 1000 ng/mL: o indivíduo deve ser encaminhado a um especialista, como hematologista, endocrinologista ou gastroenterologista.
O que acontece quando a ferritina está baixa
Quando a ferritina está baixa é porque existe a deficiência de ferro, e a existência de doenças como a anemia ferropriva e hipotireoidismo. Ela pode causar palidez, cansaço, fadiga, apatia, palpitações e taquicardia. É preciso uma dieta rica em ferro, assim como medicações para o repor no organismo.
O que acontece quando a ferritina está muito alta
O que a ferritina alta pode causar? Muitas complicações, porque o excesso de ferro no organismo pode se acumular em diversos órgãos. Isso pode resultar em diabetes, aumento da gordura no fígado, artrite, palpitações cardíacas, cirrose e outras condições.
Qual a diferença entre o ferro e a ferritina
– A ferritina avalia as reservas de ferro do organismo. Em linhas gerais, este último exame dosa a quantidade de ferritina no sangue. A ferritina é uma proteína que contém moléculas de ferro, e representa a principal forma de armazenamento de ferro no organismo.
Quais as doenças causadas pela falta de ferro no organismo
A anemia ferropriva é a principal doença causada pela falta de ferro no organismo. Ela é caracterizada pela redução de hemoglobina e hemácias, células sanguíneas encarregadas de transportar oxigênio pelo corpo. Há também a anemia falciforme, uma doença de ordem genética que causa anormalidades nos glóbulos vermelhos.
Qual doença aumenta a ferritina
Níveis elevados de ferritina podem ser indício de excesso de ferro ou hemocromatose, que é uma condição em que o corpo absorve quantidades exageradas do nutriente ingerido através dos alimentos.
Qual o resultado ideal de ferritina
Autoridades de saúde consideram que valores de ferritina menores que 20 ng/ml indicam que os estoques de ferro do organismo estão abaixo da faixa normal. Já resultados entre 20 ng/ml e 200 ng/ml estão dentro da faixa normal e resultados acima de 200 ng/ml indicam reservas de ferro acima do recomendado.
Por que a ferritina aumenta na inflamação
Por apresentar outros papéis em nosso organismo a ferritina eleva-se em outras situações que envolvam inflamação, infecção, estresse, alterações metabólicas, e riscos em geral. Costumo avisar que a ferritina é um AVISO, um ALERTA do nosso organismo de que algo não vai bem.
Quais doenças causam ferritina baixa
Causas da ferritina baixa
Uma concentração muito baixa de ferritina pode ser um indício da já mencionada anemia ferropriva, mas não é só isso. Quadros de hipotireoidismo, sangramentos gastrointestinais ou até mesmo menstruações muito intensas podem causar quedas no índice de ferritina.
Qual o valor do exame de ferritina
O preço do exame ferritina custa o valor de A partir de R$ 25.
Qual o melhor remédio para aumentar a ferritina
Noripurum Endovenoso para aumentar a Ferritina e melhorar a qualidade de vida.