Qual exame é feito para detectar fibrose pulmonar?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Isso pode ser usado para procurar problemas como pneumonia, uma infecção que faz o líquido acumular-se nos pulmões. Também pode ajudar a diagnosticar câncer ou um acúmulo de tecido cicatricial nos pulmões, conhecido como fibrose pulmonar.

Quais os sintomas e sinais da fibrose pulmonar ?

  1. Falta de ar (dispneia);
  2. Tosse seca e persistente;
  3. Sintomas respiratórios associados a doenças reumatológicas;
  4. História de exposição ocupacional;
  5. Exames pulmonares alterados.

Uma radiografia de tórax mostra imagens dos pulmões, podendo ser observado o tecido cicatricial típico da fibrose pulmonar. Contudo, às vezes, a imagem obtida no tórax pode ser inconclusiva e exames adicionais podem ser necessários para explicar os sintomas.

O Teste do Pezinho é a primeira triagem de Fibrose Cística na infância. Quando positivo, deve ser repetido e confirmado pelo Teste Genético ou pelo Teste do Suor. Quando o nível de cloro é superior a 60 milimoles por litro em duas dosagens, associado a um quadro clínico característico, o diagnóstico é firmado.

Em pacientes com fibrose, o espessamento dos septos interlobulares é irregular e associado a distorção da arquitetura dos lóbulos secundários. Opacidades irregulares intralobulares geralmente refletem a presença de fibrose pulmonar.

Tosse que não passa, suor mais salgado que o normal, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura. Se esses sintomas aparecerem com frequência, pode indicar fibrose cística.

Sinais e sintomas na fibrose pulmonar
Fadiga (cansaço); Perda de peso inexplicável; Dores musculares e articulares – dor nas costas, Alargamento e arredondamento das pontas dos dedos das mãos ou dos pés (baqueteamento digital).

Diagnóstico da Fibrose pulmonar idiopática
Os sintomas da FPI podem ser confundidos com outras enfermidades, problemas respiratórios, cardíacos ou sinais de envelhecimento.

Na fibrose pulmonar, a saturação do oxigénio é inferior a 95% e agrava-se com o exercício e com a evolução da doença.

Conforme o processo, o tratamento prescrito pelo médico consiste na utilização do Ofev (Nintedanibe). O medicamento atua contra a progressão da enfermidade e tem capacidade de reduzir o declínio da função pulmonar, impedindo a multiplicação das células que causam a fibrose contínua.

Na maioria das vezes, ela apresenta evolução lenta e progressiva, porém fatal, de modo que, em média, os portadores da doença sobrevivem entre 2 e 4 anos após o diagnóstico.

Exames de imagem: Radiografia do tórax – Para avaliar a estrutura dos pulmões e a cavidade torácica. Tomografia computadorizada – Para uma avaliação mais detalhada da estrutura pulmonar. Ressonância magnética – Visão detalhada dos órgãos e dos vasos do tórax.

Espirometria (do latim “spiro”, que significa respirar, e do grego “metron”, que significa medir) é o exame que avalia a maneira como o ar entra e sai dos pulmões.

A fibrose é irreversível e não regride, mesmo com tratamento. O tratamento da FPI pode incluir uso de medicamentos, oxigênio, reabilitação e transplante pulmonar. A cessação do tabagismo é essencial. O uso de vacinas contra pneumonia e contra a gripe deve ser feito de rotina.

Relação VEF1 /CVF: É medido a partir da razão entre volume expiratório forçado no primeiro segundo e a capacidade vital, sendo muito importante para diferenciação entre distúrbios obstrutivos e restritivos. O valor normal deve estar acima do limite de inferioridade ou 0,7.