Quem tem pressão alta pode fazer uso de gengibre?

Perguntado por: epaiva6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Sim, quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre! Ao contrário da crença popular, esse alimento não aumenta a pressão. Aliás, por ter compostos fenólicos pode auxiliar na redução dos níveis da pressão.

Mas existe um mito que gengibre poderia aumentar a pressão.
E é mito. Não existe, nenhum estudo até o momento que diga que gengibre sobe a pressão arterial. Na verdade ele faz uma vasodilatação e tanto pequenos estudos em humanos e animais mostraram que tomar gengibre pode reduzir a pressão arterial.

O chá de gengibre também é visto como eficaz, assim como o uso da raíz na alimentação atua na pressão arterial beneficamente. Outros chás também já foram classificados como eficientes no caso da pressão alta. No entanto, é muito importante conversar com um médico sobre o assunto para maior esclarecimento.

Quais as contraindicações do chá de gengibre? Pessoas com hipertireoidismo ou que usam insulina, medicamentos coagulantes, para pressão alta ou para problemas cardíacos, devem procurar um médico antes de inserir o gengibre regularmente na alimentação.

Diversos chás com propriedades calmantes podem ajudar a relaxar a musculatura, auxiliando, indiretamente, na redução da pressão arterial: chá de camomila, chá de alecrim, chá de lavanda, chá de maracujá, dentre outros.

Pessoas que sofrem de hipertensão ou pressão alta não podem consumir gengibre. Isso porque o gengibre acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação com sua ação termogênica, podendo descontrolar a pressão arterial e ser muito perigoso.

Carnes, como hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha, charque; Miúdos, patês, sardinhas, anchova, bacalhau salgado; Picles, azeitona, aspargos, palmito em conserva; Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do gengibre? O gengibre não costuma ser prejudicial, ainda que em algumas pessoas provoque uma sensação de queimação quando ingerido. O gengibre também pode provocar desconforto digestivo e causar um gosto desagradável na boca. O gengibre pode aumentar o risco de hemorragia.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

O gengibre tem ação analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, por isso auxilia na perda de peso, trata azias, enjoos e resfriados, alivia cólicas menstruais e dores musculares, combate infecções e protege contra úlceras.

O chá de gengibre é termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Por isso, se consumido em excesso, o chá de gengibre pode causar problemas estomacais. Alguns exemplos incluem náuseas e vômitos, diarreia, enjoo, irritação no estômago e gastrite.

O gengibre está contraindicado para pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão alta e para afinar o sangue, como Aspirina, e só deve ser utilizado em casos de pedras na vesícula de acordo com orientação médica. Além disso, durante a gravidez não se deve consumir mais do que 2 g de gengibre por dia.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Remédios caseiros para controlar a pressão alta de forma natural

  • Remédio 1: Chá de hibisco. O chá de hibisco tem se tornado popular como uma opção natural para controlar a pressão alta. ...
  • Remédio 2: Alho. ...
  • Remédio 3: Óleo de peixe. ...
  • Remédio 4: Chá de folhas de oliveira. ...
  • Remédio 5: Suco de beterraba.